IAE Realiza Com Sucesso o Ensaio do Gerador de Gás do Motor L75

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/06) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que foi realizado pelo instituto com sucesso o ensaio do Gerador de Gás do Motor L75.

Duda Falcão

Ensaio do Gerador de Gás do
Motor L75 Realizado Com Sucesso

Publicada em 13/06/2014 - 08:35
Atualizada em 13/06/2014 - 08:35


Os ensaios a quente do Gerador de Gás do Motor L75 foram realizados com êxito no banco de ensaios da Divisão de Propulsão Espacial (APE). O Gerador de Gás é uma parte importante do Motor L75, pois serve para acionar a turbina que movimenta as bombas de propelentes líquidos, etanol e oxigênio líquido. Esses ensaios serviram para verificar a sequencia de partida e desligamento, o processo de combustão e validar os modelos termodinâmicos adotados no projeto, cujo regime de funcionamento é muito diferente daqueles usuais em motores a líquido. Ensaios semelhantes não haviam sido realizados ainda no País e não são conhecidos similares que funcionem com o par oxigênio líquido e etanol.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Caro leitor, essa é uma notícia extremamente positiva para o Programa Espacial Brasileiro e até onde eu sei este ensaio a quente é o primeiro já realizado com algum dos equipamentos do Motor Foguete Liquido L75, tornando-se assim um marco histórico para o a Astronáutica Brasileira. O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o IAE a Divisão de Propulsão Espacial (APE) do instituto por esse feito. Sucesso a todos vocês.

Comentários

  1. " 5,4,3,2,1,0.........AVANTE ! G.G. do MOTOR FOGUETE L-75"

    Nada mais oportuno do que merecida homenagem ao nosso estimado blog, por esta grande notícia, e maior ainda, pelos feitos grandioso do IAE, em testar o GERADOR DE GÁS do Motor foguete L-75. Já era a hora de alimentarmos nossos egos com otimismo e esperanças, valeu apenas esperar por esta publicação.
    No meu grupo, sempre fui voltado para pesquisa de envelopes-motores de foguetes, aliados também nos desenvolvimentos de sistemas de recuperações.
    Por meio desse importante teste estático, voltada ao desenvolvimento e emancipação tecnológica, avançou e superou a TOLERÂNCIA e a intransigência dos incompetentes em coibir financeiramente este maravilhoso projeto, que vem a todo custo, do jeitinho brasileiro rompendo as barreiras do imprevisível.
    E é justamente por sua grande contribuição por parte deste RICO IAE, compostos de pessoas competentes, na qual tive o privilégio de conhecer e andar por estas salas desde 1976. Hoje com os meus 56 anos de idade como pesquisador e amante dos foguetes, representando o meu grupo, PARABENIZO á todas as equipes do IAE. Naquela época almoçando ao lado dos Brigadeiros FEROLA e HUGO PIVA , do Cap. SÔLHA e dos Engº PAULO MORAES JÚNIOR e SÉRGIO HAUSSMAN, ficou gravado na minha consciência as palavras do Diretor do CTA, que proferiu dizendo: - " A fé no desenvolvimento científico no Brasil, feito 100% por brasileiros, é algo para se entender com amor, dedicação, paciência e persistência, é um estado para ser transformado gradativamente. E que agumas coisas precisam ser acreditadas sem serem vistas". E após este saboroso banquete no refeitório do CTA, lembro-me bem! fui prepara o foguete do curso, sob orientação do Engº encarregado e em seguida Lança-lo com sucesso!
    Devemos torcer por esta equipe de engenheiros, caminhar juntos na construção de um BRASIL EMANCIPADO no tocante a TECNOLOGIA com motores espaciais. AVANTE BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente notícia Duda!!! Você consegue o vídeo do teste?
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio!

      Não amigo, o IAE não divulgou nenhum vídeo do teste.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Lampejos de grandeza em meio a boicotagem do governo.Vou usar a frase do nosso amigo Carlos, AVANTE BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse gerador de gás, parece ser nada mais do que um pequeno motor-foguete, a julgar pela aparência do mesmo, de qualquer forma, fiquei feliz pela notícia, isso significa que o projeto está em andamento.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Será que tem algum engenheiro do IAE por aqui para me dizer se esse gerador de gás usa o LOX com 92% de álcool etílico (Usual) ou com porcentagem superior?

    ResponderExcluir

Postar um comentário