Mais Sobre os Problemas Oculares dos Astronautas

Olá leitor!

Na madrugada de ontem (14/03) postei no blog uma nota que gerou um pequeno e salutar debate entre nossos leitores. (veja a nota: “Problemas Oculares em Astronautas Podem Prejudicar Viagens a Marte”).

A nota era sobre uma pesquisa bancada pela NASA relativa aos problemas oculares vividos pelos astronautas quando expostos por longos períodos no espaço, e como isso poderia prejudicar uma eventual missão ao planeta Marte.

Em meu comentário considerei o estudo como se fosse algo novo, pois tive essa impressão ao ler a notícia da Folha de São Paulo. Entretanto, a coisa não é bem assim. Na verdade esse estudo é do conhecimento da comunidade científica desde janeiro de 2011, quando então foi publicado no site Ophthalmology (veja a nota: “Optic Disc Edema, Globe Flattening, ChoroidalFolds, and Hyperopic Shifts Observed in Astronauts after Long-duration SpaceFlight”) e posteriormente em março do mesmo ano veio a publico através de uma nota postada no site da “America Academy Of Ophthalmology” (veja a nota: “NASA-SponsoredStudy Describes How Space Flight Impacts Astronauts’ Eyes and Vision").

Gostaríamos de agradecer de publico ao físico paulista José Ildefonso, leitor e colaborador assíduo de nosso blog, pela gentileza de nos ter enviado um e-mail com esta informação. Muito obrigado uma vez mais Ildefonso.

Duda Falcão

Comentários