Acrux Promove Encontro Regional de Ensino em Astronáutica

Olá leitor!

A empresa Acrux Aerospace Technologies dando sequência ao seu trabalho na área de atividades espaciais educativas, promoverá em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) o “I Encontro Regional de Ensino em Astronáutica (EREAstronáutica 2012)”, evento esse que ocorrerá entre os dias 27 e 30/04 na cidade de Curitiba (PR). Abaixo segue maiores informações para aqueles que queiram participar desse evento.

Duda Falcão


1.- INTRODUÇÃO

O Encontro Regional de Ensino em Astronáutica é um evento derivado direto do Space Camp promovido pela empresa Acrux Aerospace Technologies em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, seguindo a linha de raciocínio dos eventos Encontro Regional de Ensino em Astronomia, Campus Party e Star Party. Atualmente no Brasil existe uma demanda crescente e urgente por profissionais para o setor de pesquisa e desenvolvimento, e principalmente para o campo de pesquisas aeroespaciais como um todo. Seguindo essas demandas, algumas instituições de ensino superior vem abrindo cursos nesse campo, como o ITA, UFABC, UFMG, UnB, PUC e USP no entanto, ainda são poucas as iniciativas de incentivo dos jovens do ensino médio e da graduação para estas áreas.

2.- OBJETIVO

O Encontro Regional de Ensino em Astronáutica foi idealizado para ser um evento regional, curto e relativamente simples em sua execução, mas que gere grande incentivo e impacto para alunos e professores do Ensino Médio, e alunos de licenciatura, mesclando aulas teóricas a práticas.

3.- ATIVIDADES

As atividades serão desempenhadas por profissionais experientes e qualificados da Acrux Aerospace e da OBA onde a metodologia principal utilizada é o aprendizado voltado para a solução de problemas, fazendo uso de equipamentos como planetários e salas de projeção 3D, kits didáticos e aulas multimídias.

4.- SEGURANÇA TOTAL

O local de realização do evento é um espaço de cultura local seguro e fechado. As aulas teóricas serão realizadas em auditório com multimídia, e as aulas práticas serão realizadas em área reservada e adequada para as atividades, havendo Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo. Durante a montagem e integração do veículo de sondagem que será lançado pelos alunos, todo o trabalho de manipulação de materiais combustíveis e perigosos que serão utilizados no foguete, serão manipulados pela equipe treinada da Acrux de forma independente dos alunos.

5.- INSTALAÇÕES

As instalações foram planejadas a dar o básico de conforto aos alunos, de forma que os mesmos possam aproveitar e absorver o máximo possível das atividades, assim sendo, os alunos serão alojados em grupos e separados por sexo nos quartos, em alojamento utilizado do colégio rural que fica no Parque da Ciência Newton Freire Maia. O refeitório é planejado de modo a comportar confortavelmente os alunos e permitir a interação entre os mesmos. A alimentação é planejada e balanceada para a faixa etária, fornecendo subsídios para o bom desenvolvimento das atividades.

6.- CRONOGRAMA


7.- PRIMEIRA EDIÇÃO

Para esta primeira edição o Parque da Ciência Newton Freire Maia, na região metropolitana de Curitiba se apresentou como uma excelente opção, possuindo alojamentos com refeitório para até 150 pessoas, salas multimídia 3D, planetário e espaço livre para lançamento de foguetes até 5km.

Em seguida, se propõe o desenvolvimento de outros encontros pelo Brasil, buscando cidades que tenham representatividade, possuam instituições de ensino, pesquisa ou difusão e parceiros da iniciativa que possam sediar um evento desta natureza. As próximas cidades com potencial para sediar o evento são Campo Grande MS, Campo dos Goytacazes RJ, Recife PE, Fortaleza CE e Imperatriz MA.

8.- RESULTADOS ESPERADOS

Através desta iniciativa se espera em essência difundir as ciências aeroespaciais pelo Brasil, incentivar o ingresso na carreira científica e por fim, auxiliar na nucleação de grupos de estudos aeroespaciais longe das capitais típicas de estudo destes temas.

9.- CUSTOS

As inscrições são de R$ 80,00 por participante, que devem ser pagos diretamente a assessora responsável pelas inscrições.

No local do Parque da Ciência existirá alojamento estudantil, com um custo individual de R$ 25,00 por dia com café da manhã, almoço e jantar inclusos, a serem acertados diretamente no local.

10.- EVENTOS CORRELATOS

Similar a esta iniciativa, têm-se o Space Camp que foi realizado em Janeiro de 2012 em São José dos Campos, pela mesma equipe organizadora deste evento, também possuindo os mesmos objetivos.

11.- INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas pela Srta. Pâmela Marjorie Coelho,através do email:

12.- MAIORES INFORMAÇÕES

Pâmela Marjorie Coelho
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
(21)2334-0082 / (21) 82030729

Acrux Aerospace Technologies
(12)3021-2193 / (11)8124-4757

Parque da Ciência Newton Freire Maia
Estrada da Graciosa 7400 - km 20- Antigo Parque Castelo Branco
CEP 83327-000 - Jd Boa Vista - Pinhais/PR
(41) 3666 – 6156


Fonte: Blog da Acrux Aerospace Technologies

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial