CLA Inicia as Operações de 2012 Lançando Hoje um FTB

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (14/03) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) inicia hoje as operações do ano de 2012 lançando um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

O País

CLA Inicia Operações Hoje Lançando
Foguete de Treinamento Básico

De fabricação nacional, o FTB serve para
treinamento operacional e para obtenção
de certificação de veículo aeroespacial

O Estado do Maranhão
14/03/2012

Divulgação
Foguete de Treinamento Básico
lançado do CLA no ano passado
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) inicia hoje as operações 2012. Nesta manhã será lançado um Foguete de Treinamento Básico (FTB), cujo protótipo integra a Operação Falcão I, desenvolvida pelo CLA e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A finalidade do treinamento operacional é a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo aeroespacial.

O FTB é um veículo de fabricação nacional e faz parte do projeto Foguete de Treinamento (Fogtrein), desenvolvido pela empresa brasileira Avibras em parceria com o DCTA com o objetivo de manter em atividade tanto equipes técnicas quanto os meios operacionais dos centros de lançamento do Brasil. Atualmente, o projeto Fogtrein contempla o Foguete de Treinamento Básico (FTB) e o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), ambos lançados anualmente no CLA e pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) localizado em Natal ( RN).

Com o lançamento que será realizado hoje, o CLA pretende realizar a análise experimental do comportamento balístico do veículo durante a trajetória de voo; cumprir as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB); manter a capacidade operacional dos meios técnicos e logísticos do Centro de Lançamento; treinar as equipes de lançamento e rastreio do CLA e proporcionar dados para a qualificação e a certificação dos foguetes de treinamento.

Durante a solenidade em comemoração aos 29 anos de fundação do Centro de Lançamento de Alcântara, dia 2 deste mês, foram anunciadas as prioridades que deverão ser postas em prática neste ano. Além de oito campanhas de lançamentos de foguetes de nível básico e intermediário, o diretor do CLA, coronel engenheiro César Demétrio Santos, destacou a conclusão do processo de modernização tecnológica, a operacionalidade da Torre Móvel de Integração (TMI) e o primeiro teste em solo do Veículo Lançador de Satélite (VLS).

Visita - Amanhã, uma delegação de alto nível da Argentina visitará o Centro de Lançamento de Alcântara, atendendo a um convite formulado, em 2011, pelo então presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp - atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação -, durante reunião no Itamaraty sobre a cooperação entre os dois países para uso pacífico do espaço.

A comitiva argentina será presidida pelo embaixador e representante do governo da Argentina em Brasília, Luis María Kreckler.

Criado pelo Decreto Nº 88.136 e ativado no dia 1º de março, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi a alternativa para a expansão do Programa Espacial Brasileiro devido à impossibilidade de ampliação do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em razão do processo de expansão urbana de Natal (RN).

Além disso, para a escolha pela cidade de Alcântara foram levados em consideração estudos que apontaram o local como o mais adequado para a implantação de mais um espaçoporto nacional.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 05 - 14/03/2012

Comentário: Gostaríamos de agradecer publicamente ao leitor Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite