Semana do Meio Ambiente no Complexo de Suape

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (02/06) no portal “Fator Brasil” da revista FATOR destacando a abertura da "Semana do Meio Ambiente de Suape (PE)" ocorrida na noite de 31/05 nesta localidade pernambucana.

Duda Falcão

Semana do Meio Ambiente Aconteceu no Complexo de Suape

02/06/2010 - 07h56

Professores, autoridades, estudantes, representantes de entidades ligadas ao meio ambiente e colaboradores do Complexo participaram na noite do dia 31 de maio (segunda-feira), da abertura da segunda Semana do Meio Ambiente de Suape.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo, Fernando Bezerra Coelho, realizou a abertura oficial do evento e frisou a importância deste como espaço para sugestões, críticas referentes aos projetos da empresa para compensação, conservação e recuperação de áreas de mangue, mata atlântica e restinga dentro do território de 13,5 mil hectares de Suape.

“Cerca de sete mil hectares de nossas áreas são destinados à preservação e priorizamos a preservação desse espaço. Quando temos uma nova empresa, optamos por ocupar uma área já antropizada, alterada pelo homem, com o plantio de cana-de-açúcar, por exemplo”, explica o secretário.

Em seguida, foi ministrada a primeira palestra do evento: “Clima, Biodiversidade e Desenvolvimento” pelo presidente do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Nobre. O pesquisador destacou números relevantes: a cada hora três espécies são extintas no planeta e quatro milhões de toneladas de CO² são emitidos na atmosfera.

A partir da apresentação desses dados, Carlos Nobre afirmou que o Brasil pode tornar-se um líder mundial em desenvolvimento sustentável. “É preciso ter essa iniciativa. Geralmente nos baseamos em modelos de crescimento exibidos por outros países e isso seria inovador. Seríamos a primeira potência ambiental tropical”, afirma.

O lançamento da Semana contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, Anderson Stevens Leonidas, do presidente do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), Frederico Montenegro e do presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, Jenner Guimarães.

Também fizeram parte da mesa o diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Ricardo Padilha; a presidente da Fundação Gilberto Freire, Sonia Freire; a representante do Ibama, Lizania Rocha Pedrosa e a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), Vileide de Barros Lins.

A diretoria da empresa Suape também compareceu ao evento que foi finalizado com um coquetel oferecido aos participantes.

Fonte: Portal Fator Brasil - http://www.revistafator.com.br

Comentário: A imprensa brasileira precisa aprender a ter mais cuidado com o que noticia na área que envolva notícias relacionadas com pesquisas espaciais e de meio ambiente. Carlos Nobre não é presidente do Instituto de Pesquisas Espaciais por dois motivos, primeiro porque não existe tal instituto e sim o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e em segundo lugar por que não existe este cargo de presidente nesta conceituada instituição. Existe sim o de diretor-geral ocupado pelo senhor Gilberto Câmara. Carlos Nobre é sim chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE, pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) também do INPE e se o blog não estiver enganado também é o coordenador executivo do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.

Comentários