Portugueses Propõem Criação de Agência Espacial


Olá leitor!

Segue uma notícia postada dia (01/03) no site português “CiênciaHoje” destacando que portugueses em visita ao Brasil propuseram a criação da "Agência Espacial Luso-Brasileira".

Duda Falcão

Portugueses e Brasileiros Querem ir Rumo às Estrelas

Investigadores da UM propõe criação da
Agência Espacial Luso-Brasileira

01/03/2010

Sérgio Mascarenhas, cientista brasileiro

Um sonho aparentemente megalómano pode tornar-se exequível, segundo dois físicos da Universidade do Minho (UM): a criação da Agência Espacial Luso-Brasileira. "O Brasil é um verdadeiro tecnólogo no domínio aeroespacial e Portugal, por seu turno, é membro da Agência Espacial Européia, mas não tem conseguido liderar projectos. Uma articulação entre os dois países poderá potenciar ambas as valências", disse o director da Agência de Energia da UM, Joaquim Carneiro.

Juntamente com seu colega e pró-reitor Vasco Teixeira, Carneiro passou toda esta semana a fazer contactos no Brasil com prestigiadas instituições de ensino e empresas. Os dois físicos visitaram o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), a Opto Aeroespacial, Embrapa, Centro Tecnológico Aeronáutico (CTA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

Em Brasília, foram recebidos pelo chefe da assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério de Ciência e Tecnologia, José Monserrat Filho, e representantes do Ministério da Educação, a quem apresentaram a sua proposta da Agência Espacial Luso-Brasileira.

Segundo os físicos, este projecto, que ainda não tem custo avaliado, já conta com o apoio do Governo português. "A origem desta proposta é apenas um caso particular de um desafio mais global de criar um programa luso-brasileiro na área de ciência, tecnologia e inovação multidisciplinar", explicou Vasco Teixeira.

Abrir Fronteiras

Proposta pode ser um desafio global para a ciência

Segundo a avaliação do director do Programa Internacional de Estudos e Projectos para a América Latina e coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP, Sérgio Mascarenhas, a iniciativa dos físicos portugueses poderá "abrir fronteiras".

"Ao nível académico, há muita abertura para que se concretize este projecto estratégico para os dois países. Seria a volta das caravelas com a união Brasil-Portugal em tecnologia", salientou o professor brasileiro.

Joaquim Carneiro e Vasco Teixeira regressam a Portugal neste domingo e, na bagagem, levam a esperança de que tenha sido lançada a primeira pedra para inaugurar uma nova etapa nas relações luso-brasileiras. Certeza têm de que, "se houver vontade política, deixará de ser apenas um sonho", resumiu Joaquim Carneiro.


Fonte: Site português CiênciaHoje

Comentário: O blog já havia dado essa notícia da visita dos portugueses e de suas intenções (veja a nota Missão Portuguesa Visita o Brasil para Discutir Parcerias) e que me perdoem os nossos irmãos portugueses, mas essa idéia não tem nem pé nem cabeça, pelo menos por enquanto.

Comentários

  1. Olá Duda,

    essa proposta é brincadeira, ou melhor dizendo, é uma piada!

    Como se já não bastasse a descoordenação entre os órgãos existentes, ainda se cogita a criação de mais um órgão disputando os recursos do programa espacial brasileiro.

    Só rindo pra não chorar.

    Abraço, Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marcelo,

    Foi justamente como eu recebi essa notícia, ou seja, com muito bom humor.

    Forte abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário