CLA Concluirá Ainda Este Ano a TMI


Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (02/03) no jornal “O Estado do Maranhão” destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) concluirá ainda este ano as obras da nova torre de lançamento do VLS-1.

Duda Falcão

CLA Concluirá Ainda Este Ano as
Obras da Nova Torre de Lançamento

Anúncio foi feito ontem pelo diretor-geral do Centro de Lançamento de Alcântara,
coronel Ricardo Rangel, na solenidade em comemoração aos 27 anos do CLA;
a partir de outubro, serão realizados testes com o protótipo do VLS na TMI

Bruna Castelo Branco
Enviada especial
02/03/2010


Desfile militar na solenidade de comemoração dos 27 anos
do Centro de Lançamento de Alcântara

ALCÂNTARA - As obras da Torre Móvel de Integração (TMI), plataforma utilizada para o lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), devem ser finalizadas até dezembro deste ano. Após a conclusão da estrutura física, serão feitos testes de todos os equipamentos da obra para a preparação do lançamento experimental, previsto para 2012.

O anúncio foi feito pelo diretor do CLA, coronel Ricardo Rangel, durante a solenidade comemorativa aos 27 anos do Centro de Lançamento no Maranhão, realizada na manhã de ontem.

Antes da conclusão das obras da TMI, serão realizados, a partir de outubro, testes com o protótipo do VLS na plataforma de lançamento. Os testes fazem parte de uma operação simulada para permitir um treinamento integrado dos sistemas operacionais da plataforma, bem como todos os estágios do VLS que antecedem o vôo propriamente dito. “Em outubro, o VLS estará no CLA e será possível visualizar melhor os testes integrados dos sistemas. Com base nos resultados, vamos nos preparar para um vôo experimental em 2012 para certificar o protótipo e, no ano seguinte, lançar o VLS completo”, informou o coronel Rangel.

A imprensa não teve acesso ao local das obras da TMI, mas, segundo informações, a construção da estrutura física, iniciada em meados do ano passado, está em fase avançada, com a implantação de alguns sistemas operacionais. Ao que tudo indica, o cronograma de atividades será cumprido, após um período de entraves burocráticos que atrasaram a recuperação da plataforma em mais de dois anos.

Como reflexo do acidente, tanto a obra quanto o modelo do VLS passaram por várias etapas de avaliação, incluindo a consultoria de técnicos da Rússia. Entre as mudanças destaca-se a modernização e mais atenção para o sistema de segurança. Ao projeto, foram incluídas rotas de escapes que permitem mais facilidade de saída de pessoas da plataforma em caso de incêndios ou vazamento de gases tóxicos.

“Essa é uma das plataformas mais modernas do mundo e uma das principais características da estrutura é a segurança. Os estudos de renovação da plataforma tiveram como principal intuito preservar o ser humano, que é o nosso bem mais precioso”, enfatizou o diretor do Instituto de Estudos Avançados do Centro Técnico Aeroespacial, coronel Marco Antônio Municce.

Presente na solenidade, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, lembrou a importância do CLA para a entrada definitiva do Brasil em um seleto grupo de países que dominam a tecnologia aeroespacial. “Em uma data importante de aniversário, percebemos a importância do CLA para o Brasil e para o Maranhão. Nós temos que nos orgulhar da posição estratégica do Centro para o lançamento de foguetes que, conseqüentemente, atrairá parcerias do Brasil com outros países”, ressaltou.

Lançamentos - Além da preparação da plataforma do VLS, a previsão do CLA é de que este ano sejam lançados cinco foguetes de pequeno porte e mais três de médio porte. O primeiro lançamento, previsto para o próximo mês, é de um modelo FTB (Foguete de Treinamento Básico) desenvolvido somente para fins de testes e preparação das equipes envolvidas em operações de lançamentos. O modelo serve também para testes de rastreio e telemetria.

“Nós iremos fazer cinco lançamentos do FTB. É possível que tenhamos, ainda sem data definida, o lançamento de dois Foguetes de Treinamento Intermediário, que são considerados de médio porte. Esses foguetes são mais complexos e permitem levar experimentos para testes no espaço”, adiantou o diretor do CLA, coronel Ricardo Rangel.

Entre os lançamentos mais esperados do ano está o modelo do VSB-30, que integra o Programa de Experimentos em Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). O VSB-30 já foi lançado do CLA em julho de 2007 e levou experimentos de universidades e instituições de pesquisas científicas. A missão está prevista para o mês de setembro e também deve levar ao espaço experimentos para testes no espaço, a maioria deve ser relacionada às vertentes de pesquisa de farmacologia e biológica.

Outro ponto importante relacionado ao VSB-30, cuja tecnologia é genuinamente nacional, é que se trata do primeiro foguete brasileiro a receber certificação de qualidade internacional. Além dos vôos realizados no CLA e no Centro de Lançamento de Barreira do Inferno (CLBI), o VSB-30 foi lançado do Centro de Lançamento de Kiruma, no campo de Esrange, na Suécia, e o desempenho foi considerado satisfatório pela Agência Espacial Européia.

Mais

O CLA prepara-se para a retomada da missão do VLS e a primeira concreta deve acontecer quase sete anos após o acidente, que teve como saldo a morte de 21 técnicos da Aeronáutica.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - 02/03/2010

Comentário: Mais uma excelente e esclarecedora matéria da jornalista maranhense “Bruna Castelo Branco” que traz ao leitor novas informações sobre a TMI, sobre o VLS-1 e sobre os novos lançamentos a serem ainda realizados este ano. Segundo o entendimento do blog, o vôo que estava previsto para ocorrer com o foguete VS-40 e a plataforma SARA, infelizmente não se realizará mais em 2010, como foi amplamente divulgado através da mídia pela sua equipe de desenvolvimento. Algo que o blog considera frustrante, pois somos grandes entusiastas dessa missão da SARA, não só pelos seus objetivos, mas principalmente pelas tecnologias empregadas em seu desenvolvimento serem altamente estratégicas para o Programa Espacial Brasileiro. Outra notícia frustrante, segundo a matéria, é a transferência do vôo do VLS-1 XVT-01 para o ano de 2012, configurando assim mais um ano de atraso do programa VLS-1. Vale lembrar ao leitor que desde o acidente com o foguete em 2003, o prazo inicial era 2007, passou para 2008, 2010, 2011 e agora 2012. Apesar do blog reconhecer o cuidado necessário com a preparação desse lançamento, acreditamos que deva existir outros fatores interferindo com o andamento do programa, infelizmente. Como consolo, mais uma vez é marcado (agora para setembro) o vôo da foguete VSB-30 com vários experimentos da Comunidade Científica Brasileira (CCB) abordo e como já divulgado pela mídia, com também o protótipo da plataforma inercial brasileira em seu primeiro teste de vôo. A comunidade científica aguarda por essa missão desde o lançamento do 3° AO (Anúncio de Oportunidade) lançado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em 21/11/2006. Desde essa época, a CCB aguarda impacientemente o lançamento desse foguete, que na opinião do blog é uma tremenda falta de respeito com mesma, já que nesse período vários foguetes VSB-30 foram fabricados e enviados para a Europa para servirem ao "Programa Europeu de Microgravidade" em detrimento do "Programa de Microgravidade Brasileiro". O blog aproveita para agradecer públicamente mais uma vez a gentileza do leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários

  1. Muito legal este projeto,estou fazendo varios trabalhos sobre este projeto;
    minha prof°Juliane vai escolher um aluno para assistir o lançamento em outubro;
    espero se escolhida...
    moro em sao jose dos campos.
    obrigada;
    fabiana...

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabi!

    Que bom menina que você se interessa pela área e torço para que você seja a escolhida para ir em outubro assistir o lançamento do VSB-30 no CLA. Boa sorte.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário