Vídeo: Asteroide de Grandes Dimensões Atinge o Planeta Júpiter

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (28/03) no site “Apollo11.com” informando que um Asteroide de grandes dimensões se chocou com o Planeta Júpiter.

Duda Falcão

Editoria: Astronomia

Vídeo: Asteroide de Grandes
Dimensões Atinge o Planeta Júpiter

Segunda-feira, 28 mar 2016 - 19h38

Um forte impacto, similar ao choque de um cometa, foi observado recentemente por astrônomos amadores e até agora ninguém sabe exatamente o que aconteceu. O choque foi registrado em vídeo e mostra um enorme clarão na atmosfera jupteriana.

Fonte: Apollo11.com
Frame de vídeo mostra o momento do impacto de
um asteroide contra a alta atmosfera jupiteriana.

O impacto ocorreu às 00:18 UTC do dia 17 de março de 2016 (21h18 BRT) e foi registrado pelo astrônomo amador Gerrit Kernbauer, de Mödling, na Áustria, mas só foi comunicado ontem, dia 27, após uma análise das imagens registradas.


Após a notícia, diversos astrofotógrafos passaram a procurar em imagens de arquivos pelo suposto impacto, também confirmado pelo astrônomo amador John McKeon, que fez um vídeo do choque.

A cena mostra quando uma gigantesca bola de fogo explode no limbo jupteriano, provavelmente devido à penetração de um objeto na alta atmosfera gasosa do planeta. O evento lembra o impacto do cometa Shoemaker-Levy 9, que em 1994 atingiu Júpiter após ter se fragmentado.

“Apolo11.com - Todos os direitos reservados”


Fonte: Site Apolo11 -  http://www.apolo11.com/

Comentário: Pois é, uma hora a casa vai cair. Só resta saber quando.

Comentários