CEFEC do Carpina-PE Completa 50 Anos de Fundado Nesta Quinta-Feira (10/03)

Olá leitor!

O Centro de Estudos de Foguetes Espaciais do Carpina (CEFEC) completará nesta quinta-feira (10/03) 50 anos de fundado dedicados à Pesquisa e a Educação Espacial. Abaixo trago para você um release enviando pelo seu idealizador, o Prof. José Félix de Santana, pioneiro do PEB e do Espaçomodelismo brasileiro. Vale a pena dar uma conferida.

Duda Falcão

CENTRO DE ESTUDOS DE FOGUETE ESPACIAIS DO CARPINA 50 ANOS DEDICADOS À
PESQUISA E A EDUCAÇÃO ESPACIAL

Prof. José Félix de Santana
O Centro de Estudos de Foguetes Espaciais do Carpina - (CEFEC), surgiu do idealismo de um grupo de jovens entusiasmados com as últimas conquistas da era espacial nos anos 60 e levados pelo desejo de penetrar nos estudos e domínios científicos do espaço. Foi fundado em 10 de março de 1966.

O CEFEC é uma entidade civil, reconhecida juridicamente (CGC 12.047.684/0001- 66) de utilidade pública conforme a Lei 650 de 19-08-88, que durante todos estes anos vem pesquisando e educando os jovens da cidade do Carpina e do Brasil. Sua maior finalidade é a criação de uma mentalidade científica avançada, dirigida para o setor espacial.

Os membros têm funções especificas de acordo com os estatutos que a entidade comporta, divisão de Astronomia e Astronáutica.  Sua atual diretoria está assim constituída:

Presidente: José Félix de Santana
Secretario: José Alfredo C. Cavalcanti
Tesoureiro: José Leonildo

CEFEC utilizou durante muito tempo os laboratórios do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool - (IAA), na Estação Experimental do Carpina a 50 Km do Recife, bem como o campo de pouso para os teste e lançamentos de foguetes experimentais. O CEFEC também desenvolveu seus trabalhos no Laboratório de Física de Solo do DER - (Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Pernambuco) gentilmente cedido todos os finais de semana. Os teste e lançamentos são efetuados em uma área na Barragem do Carpina.

REALIZAÇÕES E ATIVIDADES DO CEFEC

Durante estes 50 anos de atividades o CEFEC realizou uma série de trabalhos, testes, desenvolveu propelentes do tipo amador e profissional, rampas de lançamentos, bancos de provas estática, projetou construí-o e lançou foguetes experimentais para a educação espacial.

PROJETO JUNO

PROJETO RONDON

PROJETO MAGNOS

PROJETO ARGUS

PROJETO BETA

PROJETO ZIRCON

PROJETO CONDOR

PROJETO BRASIL

PROJETO ORION – 12

PROJETO GUANABARA

PROJETO SONDA

PROJETO ALFA -  Orientação na construção do projeto de um foguete para o grupo de alunos do Colégio Militar do Recife, que foi lançado na Praia de Pau-Amarelo, Olinda - Pe. Seu propelente foi um bastão de Balistite cedido pelo 4° COMAR. O foguete atingiu 5000 metros.

PROJETO SONDINHA -  Orientação a grupos de alunos dos Colégios; João Cavalcanti Petribú, e Santa Cruz na cidade do Carpina - Pe. Complementação das aulas de Física, com a construção e lançamento de foguetes Modelo para fins educativo; Nível - 01. O apogeu foi de 120 metros

PROJETO FALÇÃO -  Projeto e Construção de foguetes em material composto em Fiber Glas, e a sua reutilização. Este foi desenvolvido em 09 anos, tendo o CEFEC lançado e reutilizado foguetes com este material. O primeiro lançamento com foguetes deste tipo ocorreu em 26/01/85, sendo um fato inédito na América Latina. O último lançamento se deu em 08/11/86. Este projeto realizou 04 lançamentos. Também previa pesquisa com a oxidação das resinas na construção de motores de foguetes, dado importante para o armazenamento e envelhecimento de foguetes estratégicos. Todo material foi cedido por industrias químicas de São Paulo.

No campo da ASTRONOMIA - Em 1984 o CEFEC construiu seu próprio telescópio; com distancia focal de 1320 mm e com uma razão de ampliação de 800 vezes com o auxilio de um ampliador Barlow. Realizou juntamente com entidades nacionais e estrangeiras as observações do Cometa de Halley, e no mês de maio/85 ministrou uma palestra em reunião especial na Câmara de Vereadores do Município.

Outro ato público do CEFEC foi realizado no auditório da Prefeitura do Município por ocasião da semana de Cultura; quando ministrou a palestra “Carpina e o Espaço Sideral ” em setembro/86.

Em julho/88 o CEFEC recebeu a visita do Cadete Aviador Sérgio Roberto Ripp da Academia da Força Aérea de Pirassununga - SP. O cadete veio conhecer o CEFEC e sua maneira de atuação. Recebeu treinamento a respeito do funcionamento, operação e conceitos teóricos sobre mini - foguetes experimentais.

Durante a semana Aeroespacial do Carpina, realizada em novembro/88 o CEFEC recebeu a visita oficial do Capitão Basilio Baranoff do CTA -IAE - Instituto de Atividades Espaciais de São José dos Campos - SP.  O Cap. Baranoff veio conhecer de perto o trabalho do CEFEC, e na ocasião proferiu uma palestra e participou da campanha de lançamento de foguete na barragem do Carpina.

Em outubro/89 o CEFEC juntamente com o Colégio Santa Cristina de Nazaré da Mata, durante a sua feira de ciência, foi realizado 04 lançamentos, concluindo o trabalho que teve inicio com algumas aulas teórica.

Em agosto/91 o CEFEC recebeu a visita da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal na época SNI; na ocasião foram proferidas palestras mostrando o trabalho desenvolvido pela entidade.

O CEFEC também desenvolveu trabalhos técnicos e apostilas que foram apresentados nas reuniões técnicas do CTA/IAE e nos seminários da ABAEE - Associação Brasileira de Atividades Espaciais Educativas, em São José dos Campos - SP. Os principais trabalhos foram:

A INFLUÊNCIA DOS VENTOS NO LANÇAMENTO DE FOGUETE- IAE/1976

PONDERAÇÃO DE VENTO EM FOGUETE - IAE/1977 (Trabalho premiado nacionalmente pela AVIBRAS)

PROJETO DO MOTOR F-1 - ABAEE/ITA/1987

PROPELENTE PARA MINI - FOGUETE EDUCATIVO - ABAEE/ITA/87

PROJETO FALÇÃO - FOGUETE EXPERIMENTAL EM MATERIAL COMPOSTO - ABAEE/ITA/87

AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM FOGUETES E O DECRETO -LEI 55.649 (R - 105) - ABAEE/ITA/87

PLANO DE SEGURANÇA DAS ATIVIDADES ESPACIAIS EDUCATIVAS - ABAEE/INPE/OUT/92

PROJETO EDUCATIVO: ASTRONÁUTICA E ASTRONOMIA AO ALCANCE DE TODOS - ABAEE/INPE/OUT/92

PROJETO FALÇÃO - ABAEE/INPE/OUT/92

Os projetos são financiados pelo “ caixinha ” do CEFEC; os membros colaboram com certa quantia mensalmente. Também recebe doações de pessoas e firmas. A exemplo disto foi o projeto FALÇÃO que foi financiado com o envio de material para a realização do trabalho pelas empresas RESANA INDÚSTRIAS QUÍMICAS de São Paulo; e A QUÍMICA do Recife. Ate hoje o CEFEC nunca recebeu ajuda oficial quer seja federal, estadual ou municipal.

Os recursos técnicos foram adquiridos através de livros, revistas e correspondência com outra entidade do mesmo gênero no Brasil e no exterior tais como: Centro Espacial de TOULOUSE - França, NASA - USA. THE SPACE ROCKET CENTER - Alabama; YOUTH AND SPACE - Bélgica.

Desde JAN/93 o CEFEC orienta o grupo de foguetes de Goiânia - GO, que ate a presente data já construí 03 foguetes experimentais do Nível 02 com apogeu de 2000 metros; trata - se do projeto ANHANGUERA. Para o mesmo grupo o CEFEC elaborou um ensaio de cálculo de uma câmara de combustão para motor de foguete usando como propelente o oxigênio líquido e o Querosene. No momento o grupo trabalha na construção da cabeça de injeção, e já esta
Pronta a parte de saída dos gases.

A partir de FEV/94 o CEFEC vem promovendo sempre no inicio do ano reuniões técnicas como grupo de Goiânia, que se juntou ao grupo Salvador –BA e de Porto Alegre -RGS que também vem sendo orientado na construção de foguetes educativos.

Os mais recentes projetos do CEFEC são o PROJETO SONDA - I, e o PROJETO SONDA -  III; réplicas em escala de foguetes brasileiros que estão sendo homologados para pesquisa de motores de foguetes para educação. São foguetes bi-estágio que podem alcançar e realizar experimentos na atmosfera no nível dos 1000 metros.

O CEFEC ajudou na fundação da ABAEE (Associação Brasileira de Atividades Educativas Espaciais), do NAEE (Núcleo de Atividades Educativas espaciais), da Brasil Espacial de quem recebeu os direitos de fabricação do Sondinha, sonda I; sonda III; sonda IV; VLS;
VS-30; VSB 30; VS 40.

Participou das primeiras reuniões nacionais promovida de CTA-IAE para orientação e segurança em foguetes, sendo um grupo pioneiro.

Participou do Primeiro seminário Brasileiro em educação espacial promovido pelo NAEE com o trabalho; Educação para o Espaço – Inclusão no Currículo escolar Brasileiro.

Ministrou o Curso: Vamos Projetar, Construir, e Lançar, um Foguete Educativo, na EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica)

Participou dos trabalhos na cidade de Bezerros-PE no Núcleo de Tecnologia do Agreste, com o professor Marcos Luna e Dr. Rosaly Lopes.

Participou da revista comemorativa dos 30 anos do CLBI juntamente com os Pioneiros onde apresentou o trabalho; Segurança nas Atividades Espaciais Educativas.

Participou do AEB Escola com palestras para professores com os seguintes temas; O Foguete como Ferramenta Didática; Projetar, construir, lança, um foguete na escola.

Orientação para professores do núcleo da universidade aberta (UFRPE) com palestras e oficinas para lançamento de foguetes.

Orientou e realizou palestras e oficina sobre foguetes na Escola Técnica do Carpina e utilização dos conceitos de matemática física, e químico visto em sala de aula.

CONTATO

José Félix de Santana
Fone: 081 – 36210306
081 – 992013240
Rua Bernardo Vieira de Melo, 330
Carpina – PE
Caixa Postal 91
CEP 55819 - 100


Fonte: Centro de Estudos de Foguetes Espacias do Carpina (CEFEC)

Comentário: Pois é leitor, é como eu digo, existem aqueles que realmente contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento das atividades espacias e científicas do país como um todo (apesar das dificuldades), sendo o Prof. José Félix de Santana uma dessas pessoas, pessoas estas que o Blog reconhece como GENTE QUE FAZ. E existem aquelas pessoas que além de incompetentes, vendedoras de ilusão, estupidas e mal intencionadas, se aproveitam da situação mamando na teta do erário publico brasileiro, né verdade Sr. Braga Coelho? O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Prof. José Félix de Santana pelos 50 anos de fundação do CEFEC e espera que este release de divulgação possa de alguma forma contribuir para que surjam parcerias entre o CEFEC e os verdadeiros pesquisadores brasileiros espalhados pelo território nacional.

Comentários

  1. " CONGRATULATIONS TEACHER!! THE WERNHER VON BRAUN BRAZLIAN!!!!

    É difícil dizer o que é impossível para alguém, pois o sonho de ontem é a esperança de realização de hoje e, a realidade de se fazer muito mais amanhã. Em um tempo de transtornos políticos, confusões, superstições, corrupções e escândalos que assolam o nosso país, trabalhos científicos importantes, continuam sendo realizados por pessoas aficionadas com o progresso da nação, estas ações, sim! são gigantescas atitudes que pode fazer a diferença para as próximas gerações, que tantos são atingidos, com maus exemplos dos cidadãos, que impõe a filosofia do fracasso, a quebra da educação, do egoismo, da prepotência, do autoritarismo e, da arrogância. Parabéns meu grande mentor! Não é triste mudar de ideias, triste é não ter mais ideias para mudar o pensamento da grande maioria da sociedade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário