Equipes do ITA e IME Representarão o Brasil no IREC 2016

Olá leitor!

A 11ᵊ Edição do “Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC 2016)”, competição internacional universitária de foguetes realizada anualmente nos EUA, contará este ano com equipes do Brasil, Canadá, Colômbia, Egito, EUA, Índia, Polônia e Turquia.

Entre as Equipes Brasileiras até agora inscritas o Brasil será representado pelas Equipes “ITA Rocket Design” do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com um projeto denominado de “RD-06”, e pela primeira vez por uma equipe do Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exercito Brasileiro com um projeto denominado “Programa CEOS”, ambas pela Categoria Básica da competição.

O evento é realizado anualmente numa área desértica próxima a cidade americana de Green River (localizada no estado americano de Utah) pela “Experimental Sounding Rocket Association (ESRA)“ dos EUA, e a edição deste ano ocorrerá de 15 (Quarta-Feira) a 18 (Sábado), tendo o dia 19/06 (Domigo) reservado  como ‘backup day’, caso seja necessário por problemas com o clima.

Vale lembrar que desde 2011 ocorreram cinco participações dos jovens Brazucas nesta competição, sendo que os alunos do ITA (equipe ITA ROCKET DESIGN) conquistaram por duas vezes o "Prêmio Jim Furfaro Award for Technical Excellence - Prêmio de Excelência Técnica Jim Furfaro" nas edições de número 6 (2011)8 (2013), e o segundo lugar da competição na Categoria Básica (somente atrás da equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos EUA) na edição 10 (2015), ficando somente sem premiação nas outras duas edições 7 (2012) e 9 (2014).

Vale aqui também ressaltar a participação na edição do ano passado da equipe “PET Mecânica” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) que, com o seu foguete “JUPITER 1”, teve uma passagem modesta no evento, quando o seu foguete chegou a ser lançado com sucesso, mas apresentou problemas com o sistema de para-quedas, e acabou chocando-se contra o solo. Vale lembrar que apesar do resultado, a equipe da EPUSP entrou para história do evento tornando a segunda equipe universitária brasileira a participar desta competição.

A participação no evento deste ano de uma equipe do Instituto Militar de Engenharia (IME) nos surpreende agradavelmente e se algum integrante desta equipe puder entrar em contato com o BLOG, gostaríamos de esclarecer melhor para nossos leitores este projeto denominado “Programa CEOS”.

Esperamos desde já que outras equipes de outras universidades brasileiras possam também juntar-se ao esforço do ITA e do IME na busca por representar bem o nosso país nesta conceituada competição universitária de foguetes internacional. Sucesso aos alunos do ITA e do IME.

Segue abaixo o link do vídeo do teste com o paraquedas do foguete que será utilizado pela equipe do ITA na competição, teste este realizado em março deste ano pela parte da equipe responsável pelo Sistema de Recuperação do foguete.

https://www.facebook.com/itarocket/videos/vb.272941629473550/758027557631619/?type=2&theater

Duda Falcão

Comentários

  1. Boa tarde! Gostaria de informar que o grupo de foguetes da EPUSP agora é um grupo independente do PET-Mecânica, atendendo pelo nome de "Projeto Jupiter" (https://www.facebook.com/Projeto-Jupiter-1594993264048326/?ref=bookmarks)

    Nessa separação tivemos alguns problemas com espaço e verba e por isso não realizamos nossa inscrição ainda, mas vamos novamente representar o Brasil juntamente com as equipes do ITA e IME.

    Nossas metas esse ano são conseguir um lançamento e recuperação exemplares e apresentar um novo conceito de estrutura (por enquanto queremos deixá-la secreta)

    A todos entusiastas dos estudos aeroespaciais um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Agradecemos pelo esclarecimento e desejamos sucesso a você e toda sua equipe nesta nova tentativa. Vocês são o futuro e o sucesso de vocês é o sucesso de nosso país.

      Forte abraço

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário