INPE Realiza I Workshop do Projeto TerraClass Amazônia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (07/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto realizou em fevereiro passado o “I Workshop do Projeto TerraClass Amazônia”.

Duda Falcão

INPE Realiza I Workshop do
Projeto TerraClass Amazônia

Segunda-feira, 07 de Março de 2016

Cerca de quarenta técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Informática e Agropecuária participaram do I Workshop TerraClass Amazônia: desafios e perspectivas. O treinamento é parte das ações do projeto Monitoramento Ambiental por Satélites no Bioma Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia.

Durante o workshop, realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), foram apresentadas os métodos e tecnologias empregados no TerraClass.

O projeto TerraClass é executado pelo Centro Regional da Amazônia (CRA) do INPE em parceria com a Embrapa. Seu objetivo é qualificar as áreas mapeadas pelo PRODES, o sistema do INPE que contabiliza anualmente o desmate por corte raso na Amazônia Legal com base em imagens de satélites. Até o momento já foram gerados dados de uso e cobertura da terra para 2004, 2008, 2010 e 2012.

“No workshop, apresentamos as metodologias para mapeamento das classes de uso e cobertura da terra e discutimos novas ações e formas para o melhor aproveitamento dos dados gerados”, informou Alessandra Rodrigues Gomes, chefe do CRA/INPE.

O diretor do INPE, Leonel Perondi, destacou durante a abertura do evento “a importância do TerraClass como suporte para entender a lógica do desmatamento e, dessa forma, superar a degradação ambiental”.

Foi destacada também a importância da parceria entre INPE e Embrapa como importantes instituições para dar credibilidade aos dados e, ainda, ressaltada a necessidade de discutir com outros organismos da região amazônica e encontrar parceiros técnicos que possam contribuir para uma nova edição do workshop.

Workshop reuniu técnicos do INPE e Embrapa em São José dos Campos.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários