Júpiter Será Visto de Qualquer Ponto da Terra na Terça-Feira (8)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (04/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o Planeta Júpiter será visto de qualquer ponto da Terra na terça-feira (08).

Duda Falcão

Júpiter Será Visto de Qualquer
Ponto da Terra na Terça-Feira (8)

El Pais


Brasília, 4 de março de 2016 – Júpiter, o maior planeta do sistema solar e o quinto da posição do Sol, será visto de qualquer lugar na Terra na terça-feira (8) sem o uso de telescópio ou binóculo. Uma vez a cada 13 meses a Terra se posiciona diretamente na linha entre Júpiter e o Sol. Os astrônomos chamam este evento como a “Oposição de Júpiter”.

Esta posição permite que o astro esteja totalmente iluminado pelo Sol e em seu ponto mais próximo da Terra. A combinação destes efeitos torna Júpiter, quando atinge o ponto mais alto no céu, o objeto mais brilhante no céu noturno e o segundo planeta mais brilhante depois de Vênus. No entanto, Vênus brilha apenas durante o dia, enquanto Júpiter ficará iluminado durante toda a noite.

Júpiter nascerá no leste ao pôr do Sol e subir ao seu ponto mais alto a meia-noite, se posicionando a oeste ao fim da madrugada. Como se encontra no lado oposto do Sol poderá ser visto em qualquer momento da noite, mas será especialmente visível depois da meia-noite.

“Estar na direção oposta ao Sol, depois de escurecer, e totalmente iluminado permite seja bem visível, mas a órbita de Júpiter ainda está muito longe da nossa”, explica Juan Antonio Bernedo, chefe do planetário de Madri, lembrando que a observação de Júpiter também é possível em qualquer outra noite sem telescópio.

Em 22 de maio será possível observar a oposição de Marte. A aproximação de nosso planeta com a órbita de Marte permitirá que ele veja visto totalmente quando a Terra estiver em posição entre o Sol e Marte.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários