Observatório Nacional (ON) Capta Imagens de Sonda Enviada a Marte

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada dia (18/03) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o Observatório Nacional (ON) captou dia 17/03 imagens da sonda europeia “ExoMars” que esta em viajem tendo como destino o Planeta Marte.

Duda Falcão

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

ON Capta Imagens de Sonda Enviada a Marte

Missão espacial é oportunidade para observadores de asteroides potencialmente
perigosos para a Terra. Imagens obtidas pelo Observatório Nacional na
quinta-feira (17) mostram trajetória da sonda rumo a Marte.

Por Ascom do MCTI
Publicação: 18/03/2016 | 11:29
Última modificação: 18/03/2016 | 17:15

O Observatório Nacional (ON/MCTI) obteve nesta quinta-feira (17) imagens transmitidas pela sonda ExoMars, missão espacial lançada pela European Space Agency em direção à Marte. As imagens foram captadas por pesquisadores do projeto Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no ON (Impacton). Segundo o ON, a ExoMars é uma excelente oportunidade para observadores de asteroides potencialmente perigosos para a Terra.

A trajetória após lançamento da sonda, na segunda-feira (14), é similar, mas no sentido oposto, à detecção de um pequeno objeto impactando a Terra. Por causa disso, o Centro de Coordenação de Objetos em órbita próxima da Terra (NEOCC) coordenou uma campanha internacional com o objetivo de obter observações da Terra a partir da ExoMars. Algumas horas após o lançamento, o NEOCC começou a receber informações dos observatórios envolvidos na campanha.

Captadas pelos pesquisadores Daniela Lazzaro e Sergio Silva, do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI/ON), as imagens mostram o momento em que a ExoMars realizava uma grande queima de motor que colocaria a sonda numa trajetória de escape da Terra. Ao mesmo tempo, a Terra estava se movendo. Nas imagens, a sonda aparece como um objeto brilhante envolto por ao menos seis outros pontos menos brilhantes, sobras da ejeção dos motores. A trajetória calculada pelo NEOCC a partir destas imagens confirma que a sonda estava na órbita correta em direção ao planeta Marte.

Clique aqui para visualizar as imagens.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários