Ufólogos do Brasil e Exterior Se Reúnem em Curitiba no II Encontro de Ufologia Avançada do Paraná

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (14/03) no portal “Paran@shop” destacando que Ufólogos do Brasil e exterior se reunirão de 18 à 20/03, em Curitiba, no “II Encontro de Ufologia Avançada do Paraná”.

Duda Falcão

ULTIMAS

Ufólogos do Brasil e Exterior Se Reúnem em Curitiba no II Encontro de Ufologia
Avançada do Paraná

O principal debate no evento será a polêmica sobre os agroglifos, enigmáticos
círculos em plantações, registrados pela primeira vez no Paraná em 2015

Por Keyla Barros Comunicação
Postado Em 14/03/2016

Primeiro agroglifo registrado no Paraná, na cidade de
Prudentópolis, em outubro de 2015.

De 18 a 20 de março, Curitiba vai reafirmar seu papel consolidado como sede de importantes eventos ufológicos no Brasil com a realização do II Encontro de Ufologia Avançada do Paraná, no Bourbon Curitiba Convention Hotel. Dentro da programação do evento, que contará com 17 conferencistas abordando temas como abduções, segredos militares e contatos diretos com extraterrestres, entre outros, será apresentado o I Grande Debate sobre Agroglifos do Brasil.

O primeiro registro no Brasil destes desenhos gigantes em plantações, com precisão geométrica, aconteceu em 2008, em uma propriedade agrícola na cidade de Ipuaçu-SC. Desde então, o fenômeno se repete todos os anos na cidade, sempre entre o final de outubro e começo de novembro, e, no ano passado, surpreendeu a todos ao aparecer pela primeira vez também no interior do Paraná, na cidade de Prudentópolis, localizada a 200 km de Curitiba.

Apesar de ser um tema recente no Brasil, os desenhos em plantações não são novidade no exterior, onde intrigam ufólogos, engenheiros agrônomos e outros pesquisadores desde seu primeiro registro, em 1976, no interior da Inglaterra, ficando conhecidos como círculos ingleses ou crop circles. Atualmente, a Inglaterra contabiliza uma média de 660 registros do fenômeno por ano, mas ele também é visto em outros países da Europa, nos EUA e, mais recentemente, na Argentina. No Brasil são 20 casos registrados desde 2008.

O ufólogo Ademar Gevaerd, avaliando o agroglifo de Ipuaçú-SC.

“Os agroglifos são hoje o principal tópico de estudo dentro da ufologia brasileira, desde o caso do ET de Varginha. Não há absolutamente nada mais importante a ser pesquisado do que este fenômeno que se repete há sete anos em Santa Catarina e, em outubro do ano passado, foi registrado pela primeira vez no Paraná. Por isso acreditamos que este primeiro debate exclusivo sobre o tema será muito enriquecedor para a comunidade ufológica”, afirma Ademar Gevaerd, ufólogo com 40 anos de atuação, diretor da Revista UFO, a mais antiga publicação sobre ufologia do mundo, responsável pela promoção do evento.

Para enriquecer o debate, além dos pesquisadores brasileiros que vem estudando o tema, o evento contará com duas conferencistas estrangeiras, a argentina Mercedes Casas, referência em casos de agroglifos em seu país; e a inglesa Lucy Pringle, pioneira mundial na pesquisa do fenômeno.

Outro destaque será a apresentação de trechos do documentário inédito, produzido para o canal History Channel, “Círculos”, o primeiro a abordar os agroglifos no Brasil, que será exibido pela emissora ainda este ano.

O evento reafirma o papel da capital paranaense – cidade com o maior número de ocorrências registradas pela Força Aérea Brasileira de avistamento de objetos voadores não identificados – como referência de estudos na área de ufologia. Além de eventos de destaque, Curitiba é a atual sede do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), a maior instituição de pesquisas ufológicas do mundo, com um total de 3.300 associados de 60 países. Um dos feitos do CBPDV foi conseguir, em 2008, a liberação de arquivos secretos do governo brasileiro com registros de avistamento de objetos voadores não identificados por oficiais da aeronáutica.

A relação completa dos palestrantes e detalhes sobre os temas que irão abordar estão no site oficial do evento www.ufo.com.br/ufologiapr/.

SERVIÇO

II Encontro de Ufologia Avançada do Paraná
18 a 20 de março de 2016
Bourbon Curitiba Convention Hotel – Rua Cândido Lopes, 102 Centro | Curitiba-PR
Informações/inscrições: www.ufo.com.br/ufologiapr/


Fonte: Site Paran@shop -  http://paranashop.com.br/

Comentários