SAAB/CISB Abre Cham. p/Insc. de Proj. no Programa CsF

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (02/01) no site “www.defesanet.com.br“ destacando que o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) abriu chamada para inscrição de projetos no programa “Ciência sem Fronteiras”.

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Tecnologia

SAAB - CISB - Abrem Chamada para
Inscrição de Projetos no
Programa Ciência sem Fronteiras

Plataforma colaborativa será utilizada para incentivar
a troca de informações em um ambiente propício à inovação


São Paulo, 02 de janeiro de 2013 – Como parte de suas atividades para fomentar a inovação tecnológica entre o Brasil e a Suécia, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), em parceria com a empresa sueca de defesa e segurança SAAB AB, abre nova chamada para concessão de bolsas de estudo na Suécia no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Por meio do CNPq, a SAAB e o CISB oferecem mais 20 bolsas de estudo em doutorado sanduíche e pós-doutorado - acesse www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas.

Nesta chamada, duas novas áreas de interesse estão disponíveis para os pesquisadores – Energia & Meio Ambiente e Cidades Atrativas & Sustentáveis, além das já existentes - Aeroespacial e Defesa & Segurança. Para auxiliar os pesquisadores que desejarem apresentar propostas relevantes para o programa, o CISB e a SAAB disponibilizam sua plataforma colaborativa http://swbcisb.induct.no, na qual será possível encontrar todas as áreas de pesquisa de interesse da Saab e das suas universidades parceiras.

A plataforma funciona como uma rede que facilita o encontro entre pesquisadores brasileiros e os professores orientadores das universidades estrangeiras, incentivando a colaboração e visando o enriquecimento das propostas de projetos. A SAAB AB, uma das principais incentivadoras do CISB, atuará fortemente junto aos pesquisadores para apoiá-los a elaborar propostas que sejam importantes para o desenvolvimento das suas áreas de interesse no Brasil. A SAAB irá co-financiar, juntamente com o CNPq, 100 bolsas de estudos na Suécia e, nessa segunda chamada para os projetos, serão aprovadas 15 bolsas para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche. A plataforma aceitará inscrições de propostas até 28 de fevereiro de 2013.

“Estamos muito impressionados com a qualificação dos pesquisadores brasileiros que participaram da primeira chamada e estamos igualmente otimistas para que haja o mesmo interesse e a definição das três linhas de projetos de pesquisa (universidade sueca – SAAB – universidade brasileira) nessa segunda chamada. Estamos convencidos de que esse programa vai promover a internacionalização das universidades suecas e dos centros de pesquisa, além de desenvolver um relacionamento a longo prazo entre a Suécia e o Brasil para alavancar o conhecimento na indústria e na academia em ambos os países”, diz Magnus Ahlström, Diretor de Cooperação em Inovação da SAAB AB.

Para Alessandra Holmo, diretora-presidente do CISB, o sucesso da primeira chamada, realizada em março, demonstrou que há bastante espaço para pesquisa e desenvolvimento no Brasil em parceria com a Suécia, que está interessada em investir cada vez mais em inovação aberta no País. “Com a primeira chamada, recebemos mais de 30 propostas validadas por meio da interação na plataforma. Assim, a expectativa é de alcançar ainda mais pesquisadores interessados em inovação aberta agora nas áreas de Energia & Meio Ambiente e de Cidades Atrativas & Sustentáveis”, afirma a executiva.

Mais Detalhes do Programa

O grande diferencial dessas bolsas de estudo diz respeito ao ambiente que os pesquisadores irão encontrar na Suécia, que é de inovação aberta e não apenas acadêmico. Além da SAAB e das universidades já contempladas na primeira chamada, que são a Chalmers Institute of Technology, KTH Royal Institute of Technology, Linköping University, a Universidade de Pretoria, na África do Sul, e o George Mason Institute, nos EUA, também participam dessa segunda chamada as universidades Luleå University of Technology e Blekinge Institute of Technology.

Além disso, a SAAB irá complementar a bolsa oferecida pelo CNPq, dobrando o valor mensal da bolsa dos selecionados em relação ao valor convencional, o que torna essa oportunidade ainda mais atrativa para os pesquisadores brasileiros.

Para saber mais sobre o programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, acesse: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela SAAB em maio de 2011. Tem como objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas como SAAB, Stora Enso e SCANIA, são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa. O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor da rede de colaboração.

Sobre a SAAB AB

A SAAB atende o mercado com produtos líderes mundial, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil.  A SAAB mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.



Comentário: Bom leitor, diferentemente da recente desastrosa e perigosa parceria realizada entre a Boeing e as instituições aeroespaciais brasileiras, esse Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) é uma grande oportunidade para a viabilização de projetos da área espacial não só para instituições do governo como também para empresas brasileiras. Diferentemente dos americanos, em minha opinião os suecos como os alemães estão realmente interessados em desenvolver conjuntamente tecnologias que sejam benéficas para ambos os povos, além de não existir (pelo menos que se saiba) qualquer imagem negativa que ligue os suecos em atividades de espionagem e sabotagem como existe com a Boeing. Entretanto, isso não significa que os nossos arapongas não devam ficar atentos com todos eles, mas no momento não há nada que desabone a imagem dos suecos, muito pelo contrário. Vale dizer por exemplo que empresas como a Edge Of Space, Acrux e INOTECH poderiam buscar contato com o CISB na busca por parcerias que venham de alguma forma ajudar na viabilização de seus projetos de motores líquidos, como por exemplo: o projeto do motor-foguete líquido verde de 50kN da Edge Of Space. Não custa tentar, né verdade?

Comentários

  1. Os suécos estão arriscando e investindo pesado para tentar garantir o FX-2. Gente séria.

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  2. Tomara mesmo que essa possibilidade se abra para as iniciativas independentes por aqui.

    Quanto ao caça e o FX-2, como já disse, o FX-2 já morreu, e não tem mais o menor sentido, pois toda a sua concepção já está obsoleta.

    Quanto ao Grippen, como um pequeno avião de caça que é e com tudo que os suecos prometeram em termos de transferência de tecnologia, era até interessante.

    Só tem um pequeno problema: o motor é um General Electric F-404-400, então é muito fácil para os americanos embargarem o negócio todo. Mesmo que ainda fosse interessante para o Brasil a essa altura.

    Abs.

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  3. Opa!

    Complementando a informação, hoje em dia só existem 4 aviões de 5a geração sendo desenvolvidos: 2 americanos 1 chinês e 1 russo.

    Os aviões de caça de 4a geração que existem por ai e que seriam a opção lógica não foram sequer cogitados para o FX-2, então se resolverem fazer um FX-3 agora, muito provavelmente vai levar um tempão para acabar do mesmo jeito, ou seja: a nossa Força Aérea gloriosa presa no chão em termos de segurança nacional, e brincando de voar numa verdadeira sucata aérea correndo riscos consideráveis.

    É lamentável que o PEB, seja apenas uma das muitas vertentes dessa crise moral que esses últimos "governos" nos enfiaram.

    Att.

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