Portaria do MEC/MCTI Autoriza FUNCATE Apoiar o IAE

Olá leitor!

Diário Oficial da União (DOU) de hoje (03/01) publicou uma portaria conjunta dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, autorizando pelo período de um ano a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) atuar como fundação de apoio ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Abaixo segue a portaria como publicada no DOU.

Duda Falcão

PORTARIA CONJUNTA Nº 81,
DE 31 DE DEZEMBRO DE 2012

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO e o SECRETÁRIO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, no uso de suas atribuições e considerando as disposições da Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, do Decreto nº 7.423, de 31 de dezembro de 2010 e da Portaria Interministerial nº 191, de 13 de março de 2012, com base nas recomendações do Grupo de Apoio Técnico MEC/MCTI apresentadas na reunião ordinária de 22 de novembro de 2012 e pelos fundamentos da Informação nº 49/2012-CGLNES/GAB/SESu/MEC, resolvem:

Art. 1º. Fica autorizada, pelo período de 01 (um) ano, a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais - FUNCATE, CNPJ nº 51.619.104/0001-10, para atuar como Fundação de Apoio do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE, processo nº 23000.017051/2012-18.

Art. 2º. A validade da autorização fica condicionada à apresentação, em 30 (trinta) dias, a contar da publicação da presente Portaria, da aprovação pelo colegiado superior do referido Instituto da norma que discipline seu relacionamento com a Fundação de Apoio e de declaração do Presidente do Instituto Nacional e Pesquisa Especiais - INPE, manifestando sua concordância com o referido pedido de autorização.

Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

AMARO HENRIQUE PESSOA LINS
CARLOS AFONSO NOBRE


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - Seção 1 - pág. 121 - 03/01/2013

Comentário: Bom leitor, essa autorização me parece ser benéfica para o IAE, mas não entendi por que a mesma necessitará de uma declaração do diretor do INPE, Leonel Perondi, manifestando a sua concordância com o referido pedido de autorização. O que o INPE tem haver com essa história ou houve erro de digitação?

Comentários

  1. Acredito que seja parte do imbróglio que eles mesmos criam, pois como se sabe, o IAE, pertence à Aeronáutica, ligada ao Ministério da Defesa (MD), e a portaria (necessária no sistema legalista de administração pública), partiu de uma pessoa ligada ao (MCTI).

    Com isso, acredito que eles precisem da concordância do INPE que está ligado ao MCTI, concorde em aplicar tal recurso, não nele próprio, e sim numa instituição ligada a um outro Ministério.

    Se não foi erro de digitação, pode ser isso, e se for, só demonstra a confusão em que nos encontramos...

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário