DLR Lança com Sucesso o VS-30/ORION da Noruega

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/09) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que um foguete VS-30/Orion brasileiro foi lançado com sucesso no dia de hoje do Centro de Lançamento de Andyoa, na Noruega.

Duda Falcão

Lançado com Sucesso o VS-30/ORION V07

Campo Montenegro, 13/09/2012

Hoje (13/09/2012) o DLR lançou, com sucesso, a carga útil HIFIRE 3 com o VS-30/ORION V07  do Centro de Lançamento de Andoya (ARR - Noruega), com apogeu de 345 km e a dispersão do ponto de impacto de 0,6 sigma. O motor brasileiro S30 voou perfeitamente.

O experimento HIFIRE faz parte de um programa chamado “Hypersonic International Flight Research Experimentation Program”, programa esse liderado pela NASA, AFRL e o Australia's Defence Science and Technology Organisation (DSTO).

O IAE vai participar de mais 02 lançamentos o HIFIRE 4 e 7, com os foguetes VSB-30 V12 e V13, programados para junho e dezembro de 2013, respectivamente.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Confesso leitor que fui totalmente pego de surpresa por essa notícia e procurarei nos próximos dias maiores informações para postar aqui um relatório dessa missão.

Comentários

  1. Olá noticia sobre o SGB mais pé no chão http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/brasil-negocia-satelite-geostacionario-13092012-50.shl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!

      Valeu amigo, vou dar uma olhada.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. oi duda
    esse foguete tem alguma participação nacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      A missão não, mas o foguete sim. Ele é composto em seu primeiro estágio pelo motor-foguete sólido S-30 brasileiro e em seu segundo estágio pelo motor-foguete sólido Improved Orion de origem norte-americana.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário