UTEC Realiza Corte da 1ª Peça do Motor Foguete de 5kN

Olá leitor!

Recebi agora a pouco o ‘press release’ abaixo enviado pelo Eng. Rene Nardi da empresa INOTECH ThinkingBroadly, de São José dos Campos (SP), informando que a UTEC Usinagem Aeroespacial realizou esta semana o corte da primeira peça para o programa de fabricação do motor foguete líquido de 5 kN.

Duda Falcão

UTEC Realiza Corte da Primeira Peça
do Motor Foguete de 5kN

São José dos Campos, 30 de Agosto de 2012 – A Utec realizou esta semana o corte da primeira peça para o programa de fabricação do motor foguete de 5 kN. Esta peça pertence ao protótipo de engenharia da injetora de propelentes. O evento aconteceu na sede da empresa em São José dos Campos/ SP.

“O corte da primeira peça da injetora ILL-500 é um importante marco para o progresso do programa”, disse Alex Siqueira, Gerente da Utec e responsável pelo desenvolvimento do processo produtivo. “Temos o compromisso de entregar produtos inovadores, construídos com tecnologia de ponta, de tal modo que ofereçam a melhor relação entre desempenho e custo.“

O primeiro componente fabricado pela Utec é parte integrante do sistema de injeção de propelentes, e atua também como elemento de acoplagem entre o motor e a estrutura do foguete. A peça foi cortada de uma placa de liga de alumínio por uma máquina de usinagem de alta velocidade com controle numérico. O processo de produção está integrado á maquete digital, desenvolvida pela Inotech, de onde os dados do projeto foram extraídos, convertidos em um programa de controle numérico e, então, transferidos para a máquina de usinagem. As dimensões da peça foram verificadas com uma máquina de medição coordenadas numéricas, antes de prosseguir ao processo de montagem.

A construção da injetora do motor de 5kN está sendo possível graças a uma combinação exemplar de esforços da industria privada (empresas Utec e Inotech), da universidade (UFMG) e da parceria com o Senai por meio da utilização do edital Sesi/Senai 2011.

“A empresa Inotech tem muito orgulho dos resultados alcançados. A injetora foi concebida a partir da experiência acumulada pela equipe da Inotech e da UFMG, e projetada através de moderno software de engenharia, que permitiu o uso intensivo de ferramentas de simulação digital para fabricação das peças, bem como simulações de montagem dos conjuntos”, disse Rene Nardi, responsável pelo projeto.

A estrutura da injetora é composta de uma serie de placas, feitas em ligas de aço inoxidável e alumínio, que são montadas concentricamente uma em cima da outra. A fixação entre as placas é garantida por parafusos especiais, eliminando assim o uso de soldas, que permitem a fácil desmontagem e montagem da injetora durante o processo de qualificação. Uma das principais características da injetora ILL-500 é a sua flexibilidade de adaptação aos variados requisitos operacionais. Com pequenos ajustes nos componentes internos, a injetora pode se adaptar a novos requisitos que alterem a vazão dos propelentes, a mistura de propelentes ou as pressões de admissão, sem a necessidade de construir toda uma nova injetora.

Primeira peça da injetora do motor de 5kN


Fonte: Com informações da empresa ThinkingBroadly - http://www.inotechweb.com/

Comentário: Essa é uma boa notícia, já que esse motor tem o mesmo empuxo do motor L5 que o IAE vem desenvolvendo com grande dificuldade devido aos problemas que todos conhecemos. Entretanto, o motor do IAE emprega tecnologia verde (álcool), enquanto esse motor da INOTECH utilizará Oxigênio Líquido e Bio-Querosene como propelentes. Sucesso a INOTECH.

Comentários

  1. Olá João Paulo!

    É isso ai, a INOTECH o Eng. Rene Nardi estão de parabéns.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)


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  2. Parabéns pelo Blog Duda!

    Eu queria saber se tem como postar comentários aqui usando a minha conta do Yahoo Respostas.

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  3. Olá Anônimo!

    Obrigado pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Quanto a sua pergunta amigo, infelizmente eu não sei lhe responder.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  4. o motor L5 do IAE já está desenvolvido e testado em solo;
    investir no desenvolvimento de um motor com a mesma capacidade é pura perda de tempo.

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  5. Olá Anônimo!

    Não é bem assim. Realmente o motor L5 do IAE teve seus testes em solo finalizados. Entretanto, quanto ao seu teste em vôo existe ainda uma grande incerteza de quando o mesmo acontecerá devido ao desastroso governo DILMA. Além disso, o motor da INOTECH é fruto dos esforços das empresas UTEC e INOTECH, da universidade (UFMG) e da parceria com o Senai, por meio da utilização do edital Sesi/Senai 2011. Isso é um grande avanço de visão e atitude, coisa que falta ao governo DILMA e a seus energúmenos de plantão.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  6. e qual e a certeza de que esse motor da Inotech vai ser testado em voo algum dia?
    é mesmo perda de tempo querer reinventar a roda...

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  7. Olá Anônimo!

    A certeza é total, já que o objetivo da empresa e justamente desenvolver produtos que possam ser utilizado pelo ou independentemente do governo. Nesse sentido a INOTECH já trabalha em parceria com a UFMG, a PUC Minas, a UNIVAP, a UnB e mais duas outras universidades brasileiras no desenvolvimento do primeiro foguete de sondagem universitário brasileiro com previsão de vôo em 2013. É muito provável que esse motor de 5kN não será o utilizado nesse projeto de foguete, mas tenha certeza que empresa já está delineado quais serão os seus objetivos para esse motor.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  8. olá Duda
    de onde vai ser lançado esse foguete?
    e o motor, já foi testado em banco?

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  9. Olá Anônimo!

    Pelo que sei o foguete deverá voar em 2013 e provavelmente deverá usar uma combinação dos motores desenvolvidos (RE-50 e RE-200) e em desenvolvimento (RE-100). Quem sabe até mesmo o RE-500 (5kN) possa ser usado nesse projeto. Agora de onde será lançado eu não sei com certeza, mas acredito que seja do CLBI. Veja no blog as nota: "INOTECH - Projeto de Foguete Universitário, Será?",""Seis Universidades Irão Criar Primeiro Foguete Universitário", e "Os Motores-Foguetes Líquidos da INOTECH".

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  10. ola Duda,
    Com tantas indefinições, é impossivel acreditar num vôo em 2013....
    O desenvolvimento de um foguete precisa passar por uma série de testes em solo antes de ser aprovado para voo....
    Ainda, para ser lançado do CLBI precisa cumprir uma série de exigências que comprovem os testes de qualificação do veículo....

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  11. Olá Anônimo!

    Bom, é o que eles vem divulgando. Se isso ocorrerá ou não, teremos de esperar para ver. Algo assim seria bom que acontecesse para balançar todos que estão envolvidos com as atividades espaciais do país, pois a coisa tá preta.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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