INPE Participa na Itália de Reunião da Missão ASTER

Olá leitor!

No Diário Oficial da União (DOU) de hoje (24/09) foi postado na página dos Despachos do Ministro Marco Antônio Raupp (MCTI), uma autorização do ministério de afastamento do país de um servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que me chamou a atenção. Abaixo segue o despacho como publicado no DOU:

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E
INOVAÇÃO

DESPACHOS DO MINISTRO
Em 20 de setembro de 2012

ELBERT EINSTEIN NEHRER MACAU, Pesquisador do INPE, participar, com apresentação de trabalhos e coordenação de discussões do 63rd International Astronautical Congress - IAC, bem como participar de reunião sobre a Carga Útil da Sonda de Exploração Espacial ASTER, em Nápoles, Itália, No período de 28.09 a 07.10.2012, com ônus para a CAPES. Art. 1º, inciso V.

Chamo a atenção do leitor para a reunião sobre a carga útil da Sonda de Exploração Espacial ASTER citada no despacho acima, pois para aqueles que ainda então em dúvidas, trata-se mesmo da tão esperada Missão ASTER (primeira sonda brasileira de espaço profundo) que visa enviar uma pequena sonda para pesquisar o asteroide triplo 2001SN263.

O projeto conta com a participação de pesquisadores e engenheiros do INPE, UNESP, UnB, ON, UFABC, UFRJ, USP, UFPr, UEFS, ITA, IMT, UNICAMP, UFF e MAST, além de dois Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, INCT-ESPAÇO e INCT–ASTROFÍSICA. (para maiores informações, use a caixa de busca do blog usando a palavra ASTER).

Confesso que acreditava que o projeto não estava andando, mas o despacho acima comprova que a missão continua em pauta. Vale dizer que o pesquisador Elbert Einstein Nehrer Marcau (INPE) citado no despacho é um dos lideres e idealizadores da Missão ao lado dos pesquisadores Othon Winter (UNESP) e Haroldo Velho (INPE).

Duda Falcão


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - Seção 2 - pág 6 - 24/09/2012

Comentários

  1. Encontrei numa notícia de 2 anos atrás a seguinte constatação:

    "[i]O projeto básico prevê a exploração do asteróide 2001-SN263, localizado a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra. A sonda seria construída sobre uma plataforma russa e contaria com a tecnologia de propulsão iônica desenvolvida no Brasil pela UnB e o Inpe. O plano inicial é lançá-la de um submarino por meio de um foguete espacial russo.

    Outra opção é utilizar um foguete da Alcântara Cyclone Space (ACS), empresa aeroespacial binacional criada por Brasil e Ucrânia em 2003. Nesse caso, o lançamento ocorreria na base de Alcântara, no Maranhão.[/i]" - [1]

    Talvez venhamos ter o nosso primeiro lançamento bem sucedido de um satélite para o espaço profundo a partir daqui do Brasil. Espero que a tecnologia brasileira esteja presente na maioria do projeto para dar nos dar alguma confiança de como somos capazes dessa façanha.

    Os indianos já conseguiram mandar um satélite para obsevar a lua em 2010, e planeia enviar outro a marte em 2013. Dos BRIC só falta nós (atingir o espaço profundo).

    [1]-http://panoramaespacial.blogspot.com.br/2010/05/ufabc-participa-da-missao-aster.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel Pestanha!

      Pois é amigo é isso mesmo. Entretanto aqui no blog tem uma vasta e completa informação sobre essa Missão ASTER, mas obrigado assim mesmo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Oi Duda,

    Como sempre, o seu blog tem me apresentado informações que eu desconhecia. Esse projeto ASTER é um exemplo. Eu não tinha conhecimento dele até agora.

    Acabei pesquisando sobre ele não só aqui mas também fora, e constatei algumas coisas.

    Primeiro, existe um projeto com o mesmo nome conduzido pela NASA e pelo Ministério Japones de Economia e Comércio, mas com um objetivo completamente diferente.

    Além disso, não consegui nenhum indício que esse projeto estudado desde 2008 e oficialmente divulgado em 2009, esteja em andamento, pois desde lá, houveram inúmeras apresentações da proposta em vários simpósios aqui e no exterior sem nenhum avanço prático.

    O Fato de o Sr. Elbert Macau estar indo participar do IAC e participar de uma "reunião" sobre a carga útil, me causa estranhesa, pois sendo um projeto eminentemente nacional (ao menos a sonda em si), reuniões sobre definição de carga útil deveriam ser realizadas por aqui. A mim parece que seria melhor descrita como: mais uma apresentação internacional do que os proponentes dessa missão consideram a carga útil ideal para a mesma quando e se um dia ela for levada a cabo.

    O único documento mais recente que localizei sobre este projeto é um Workshop da AAB de 2011, e mesmo assim envolve outros projetos.

    O documento é este aqui.

    De lá para cá, não encontrei nada que indicasse que esse projeto está realmente em andamento.

    Alguém sabe informar se ele consta de algum documento oficial tipo um PNAE ou algo assim ?

    Aliás, com todo esse movimento de transparência, deveria haver um lugar que pudessemos saber quais os projetos em andamento no atual PEB. Ou esse lugar existe e eu desconheço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!

      Bom, quanto ao documento enviado por você amigo, o mesmo pode ser encontrado aqui no blog. Temos uma vasta e completa documentação sobre essa Missão deste que a mesma surgiu na mídia, é só procurar. Quanto ao fato de você não ter encontrado nada na net não significa que o projeto não esteja em andamento. Porém, a ida desse pesquisador para participar na Itália de uma reunião especifica sobre a carga útil da Sonda significa sim algo estranho, já que a missão é brasileira, mas certamente usará também tecnologia estrangeira. A plataforma por exemplo será de origem russa.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Olá, enquanto o PEB vai aos trancos e barrancos olha os coreanos http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6144720-EI301,00-Coreia+do+Sul+fara+em+outubro+tentativa+de+lancar+foguete.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!

      Já sabia disso amigo. Diferentemente do Brasil a quase dez anos os Coreanos optaram (saindo do quase nada) em fazer um acordo com os Russos, e já estão em seu terceiro vôo de qualificação, sendo que os dois primeiros falharam.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário