Conheça o VAH - Veículo Acelerador Hipersônico do IEAv

Olá leitor!

Trago agora para vocês informações sobre o “Veículo Acelerador Hipersônico (VAH)”, veículo esse que está sendo desenvolvido pelo Instituto de Estudo Avançados (IEAv) em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ambos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), para atender o projeto do “Veículo Hipersônico Aeroespacial 14-X”.

Esse veículo que será composto em seu primeiro estágio pelo motor-foguete sólido S31, e em seu segundo estágio pelo motor-foguete sólido S30, ambos desenvolvidos pelo IAE, tem como objetivo acelerar o 14-X até a velocidade na qual o estato-reator possa ser acionado, já que como o estato-reator a combustão supersônica não possui partes móveis, e depende da velocidade do veículo para comprimir o ar que será queimado em sua câmara de combustão, o VAH foi a solução encontrada pelo IEAv para atingir esse objetivo.

Concepção Artística do VAH

Maquete do 14-X acoplado ao VAH apresentado na LAAD 2011


Assim sendo, baseando-se nos projetos de pesquisa dos demonstradores de tecnologia “scramjet” existentes nos EUA (veículos X-43 e X-51) e na Austrália (Hyshot, Hycause, HIFIRE), o “Veículo Acelerador Hipersônico do IEAv” será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e deverá acelerar o “Veículo Hipersônico Aeroespacial 14-X” até aproximadamente 30 km de altitude, e em seguida, o estato-reator a combustão supersônica (“scramjet”) entrará em operação por cerca de 4s em vôo ascendente do veículo. Completada a missão, o 14-X seguirá em vôo balístico atingindo o apogeu previsto, quando então o mesmo seguirá em vôo descendente até mergulhar no Oceano Atlântico. O 14-X não será recuperado se perdendo nas águas do Atlântico (eu acho isso um erro, mas...).

Trajetória de vôo do VAH/14-X
clique me cima para ampliar

Aproveito a oportunidade para me redimir publicamente quanto ao que disse na nota do projeto SCRAMSPACE. Segundo informações obtidas pelo blog, a concepção “wavedriver” do 14-X é mais avançada do que a concepção utilizada pelos australianos no projeto do SCRAMSPACE I. Em outras palavras, na realidade o ‘Fusquinha’ seria o SCRAMSPACE I e o 14-X estária mais para uma ‘Ferrari’.

Duda Falcão

Projeto do Foguete VSB-30
Acoplado ao Veículo Hipersônico 14-X


Fonte: Diversas

Comentários

  1. Olá Duda!
    Também não entendi porque razão esse protótipo não será resgatado...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Leo,

    Eu acho isso um tremendo erro, mas é a opção escolhida pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. De acordo com o coronel do IEAV os custos de uma operação de resgate deste veículo é muito alta, e inicialmente nos primeiros testes do 14-X será usado apenas telemetria, inclusive os veículos americanos também não são resgatados

    ResponderExcluir
  4. Olá Edgard!

    Obrigado amigo pela informação. Entretanto, existem dois pontos nessa questão. Em primeiro lugar não se pode realizar um programa inovador e desafiador como esse sem se gastar os recursos necessários e assim a colocação do coronel não se sustenta. E em segundo lugar, acredito que os testes americanos foram feitos sobre o mar territorial desse país e quem seria louco de invadir essa área? No caso do Brasil, a coisa é muito diferente, já que não temos a cobertura de monitoramento costeiro que os americanos possuem. Em minha opinião é um tremendo erro.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário