Atrasos no PESE

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante nota escrita pelo companheiro André Mileski e postado hoje (23/09) em seu "Blog Panorama Espacial", tendo como destaque uma notícia da coluna "Defesa & Negócios" da revista Tecnologia & Defesa (T&D) que abordou em sua ultima edição os atrasos na execução do “Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE)”, do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Duda Falcão

Coluna "Defesa & Negócios"

Atrasos no PESE

Revista Tecnologia & Defesa
N.º 138, Setembro de 2014
Blog Panorama Espacial
23/09/2014

Nem bem começou e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), do Comando da Aeronáutica, já sofre com a crônica de cortes no orçamento, bem característicos da área de defesa no Brasil. Conforme noticiado em reportagem publicada na edição n.º 136 de T&D [Nota do blog: leia a reportagem aqui], estavam previstos R$113 milhões no orçamento de 2014 para o início do programa, recursos suficientes para o início de uma concorrência e mesmo contratação de um primeiro lote de satélites óticos de observação, . Com os cortes anunciados no primeiro semestre, por decisão do governo, o montante foi direcionado para outro projeto, o do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que inicialmente seria viabilizado apenas com destinações do Ministério das Comunicações. Este direcionamento criou uma espécie de “competição” de projetos dentro do orçamento da pasta da Defesa.

Segundo apurou esta coluna, as perspectivas para uma alocação significativa de recursos em 2015 não são animadoras. Agora, os esforços do Comando da Aeronáutica se concentram na busca por um montante mínimo suficiente para a contratação de uma consultoria, que seria responsável pela elaboração das especificações e demais informações necessárias para o envio de uma solicitação de propostas (RFP, sigla em inglês) no mercado internacional.


Fonte: Revista T&D via Blog Panorama Espacial - 23/09/2014

Comentário: Grande novidade, só mesmo os ingênuos acreditavam que isto não iria acontecer.

Comentários

  1. Sei que não tem muito a ver diretamente com essa notícia, mas anunciaram concurso pra AEB em áreas que exigem pós, doutorado e tal... Existe algum laboratório da AEB em construção? Pois que eu saiba a AEB só tem sua sede administrativa em Brasília. Aonde esses concursados irão desenvolver pesquisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Bem observado. Bom amigo parece-me e eu repito, 'parece-me', que eles estão instalando nas dependências do AEB em Brasília um laboratório para atender as atividades do Projeto SERPENS.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Olá Paulo Cesar (SJC)!

      Pois é amigo, essa é uma das questões que precisa ser melhor explicada, mas existem outras e não é por a caso que taxo esse projeto de misterioso,

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    3. Pois é anônimo, estas questões apresentadas por você, aliadas a já apresentadas e outras que ainda não foram, que tornam este projeto misterioso, mas enfim... cabe ao Ministério Público investigar. Já quanto a preferência pelo Cyclone-4 essa eu já tinha conhecimento e cá para nós era de se esperar, já que esses energúmenos estão fazendo de tudo para viabilizar esse desatino chamado ACS encontrando cargas úteis para esse trambolho tóxico ucraniano, e evidentemente não perderiam essa oportunidade. Note que esta é mais uma clara demonstração da pífia, conivente e útil administração do Sr. José Raimundo Braga Coelho junto a AEB. Enfim... enquanto isto o mundo avança e a gente fica observando a banda passar.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário