INPE Sediará Programa Internacional de Estudos Espaciais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (08/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto sediará em 2013 o maior Programa Internacional de Estudos Espaciais.

Duda Falcão

INPE Sediará em 2013 o Maior Programa
Internacional de Estudos Espaciais

08/04/2011

A Universidade Internacional do Espaço (ISU, na sigla em inglês) escolheu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como sede do mais importante e abrangente programa de treinamento do mundo na área. O SSP13 (Space Studies Program) trará a São José dos Campos cerca de 120 estudantes de diversos países para aulas sobre engenharia e aplicações de satélites, política, gestão e legislação espacial, entre outros temas. Serão nove semanas de estudos multidisciplinares, de 17 de junho a 17 de agosto de 2013.

“Esperamos um grande SSP no Brasil. Encontramos no INPE instalações excelentes, nível de conhecimento técnico muito alto e a valorização dos estudos espaciais como condição para a melhoria da humanidade”, declarou Michael Simpson, presidente da ISU, sobre a escolha do INPE como sede do programa em 2013.

Embora possua um campus central na França, a cada ano a ISU elege instituições ao redor do mundo para realizar este programa. “Estamos orgulhosos, pois o INPE e a cidade de São José dos Campos terão a oportunidade de reunir especialistas do mundo todo, ao mesmo tempo em que se destacam as iniciativas brasileiras nas áreas de aplicações, engenharia e ciências espaciais, promovendo a cooperação internacional”, comenta Gilberto Câmara, diretor do INPE.

Fórum internacional para o intercâmbio de conhecimentos e idéias sobre desafios relacionados ao espaço, a ISU pretende desenvolver os futuros líderes da comunidade mundial no setor, fornecendo programas educacionais para estudantes e profissionais em um ambiente internacional, intercultural e interdisciplinar. Desde a sua fundação, em 1987, a ISU já formou mais de 3.000 estudantes de 100 países.

Além das aulas teóricas e práticas no INPE, durante o SSP13 serão realizadas visitas técnicas a outras instituições e empresas privadas. Estão previstas ainda atividades abertas ao público em geral, como oficinas e workshops com a participação de astronautas e personalidades internacionais.

"Assim que tivemos a confirmação da escolha da sede pela ISU, começamos a organizar um comitê local formado principalmente por especialistas do INPE e de órgãos parceiros que são ex-alunos do programa. Um de nossos compromissos é com o envolvimento da comunidade nas atividades”, informa Antonio Yukio Ueta, assessor técnico do INPE e responsável pelo comitê local do SSP13.

Space Studies Program

O SSP é um treinamento de altíssimo nível baseado no Princípio 3 I’s da ISU: Internacional, Intercultural e Interdisciplinar. Um de seus principais objetivos é incentivar o desenvolvimento inovador do espaço para fins pacíficos, buscando o avanço do conhecimento e a melhora da vida na Terra. O programa possui três fases: Core Lectures, Departments e Team Project.

Core Lectures são as aulas teóricas e práticas dos sete departamentos da ISU: Engenharia de Sistemas, Ciências Físicas, Ciências da Vida, Espaço e Sociedade, Política e Lei, Aplicações de Satélites, Negócios e Gerenciamento. Esta fase inclui workshops, painéis e atividade multidisciplinares e, ao final, os estudantes são submetidos a um rigoroso exame.

A fase seguinte, Departments, consiste em tutoriais, visitas técnicas, atividades práticas e apresentações com foco específico de cada departamento. Por último, durante o Team Project (TP), os estudantes têm a missão de desenvolver e documentar um projeto temático.

O SSP já foi realizado nas seguintes cidades: Houston, Cambridge, Mountain View, Cleveland, Pomona e Huntsville (EUA); Estrasburgo e Toulouse (França); Toronto e Vancouver (Canadá); Barcelona (Espanha); Pequim (China); Adelaide (Austrália); Bremen (Alemanha); Viena (Áustria); Estocolmo (Suécia); Kitakyushu (Japão); Viña del Mar e Valparaíso (Chile); e Nakhon Ratchasima (Tailândia).

Mais informações no site www.isunet.edu


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Grande notícia para o INPE e para os jovens brasileiros que estão em formação para atuarem neste setor. Busquem por maiores informações e vão à luta. Certamente será uma grande oportunidade de troca de experiências para todos vocês. Boa sorte a todos.

Comentários

  1. Eu estou no último ano do ensino médio e sempre tive certeza da minha paixão pela engenharia espacial(Mecânica), mas tenho muito medo do meu futuro aqui no Brasil, e nem pretendo sair para criar uma carreira, fico bem empolgado ao saber desse tipo de programa direcionado para o Brasil, e um pouco triste por ter que esperar tanto pra fazer parte desse universo tão restrito aos adolescentes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Guih!

    Tudo a seu tempo garoto, tudo a seu tempo. Se queres realmente trabalhar nessa área, estude, se prepare e vá em busca de seu sonho, e sinceramente espero que possa realizá-lo no Brasil, pois certamente o PEB precisará no futuro de jovens com o seu espirito. Boa sorte.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário