INPE Disponibiliza na Internet Acervo do Jornal Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (06/04) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o instituto disponibiliza na internet o acervo do jornal “Espacial”, que circulou de abril de 1972 a novembro de 1990.

Duda Falcão

Memória do INPE: Edições Históricas do
Jornal “Espacial” na Biblioteca On-line

06-04-2011

No ano de seu cinqüentenário, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) disponibiliza na internet o acervo do jornal “Espacial”, que circulou de abril de 1972 a novembro de 1990. As edições trazem matérias sobre os projetos desenvolvidos naquela época, além de acontecimentos da área acadêmica. Para acessar, clique aqui.

No início, os leitores do jornal limitavam-se às pessoas diretamente ligadas à instituição. A primeira edição surgiu com o objetivo de atingir os bolsistas do INPE no exterior. Logo o “Espacial” tornou-se um veículo que sintetizava a vida do instituto e era distribuído para mais de 700 instituições assinantes, em aproximadamente 25 países em todo o mundo.

Temas técnicos e científicos, lançamentos de livros e o andamento dos programas eram apresentados de maneira viva e dinâmica com a colaboração da comunidade inpeana.

“O jornal ‘Espacial’, de inquestionável valor histórico, está agora disponível no Repositório Digital da Instituição, garantindo assim sua preservação e ampliando a divulgação”, comenta Marciana Leite Ribeiro, do Serviço de Informação e Documentação (SID) do INPE, uma das organizadoras do acervo na Biblioteca On-Line.

Foi digitalizada a maioria das edições dos 18 anos de vida do jornal. Os arquivos estão em formato aberto, o que permite a reprodução de seu conteúdo desde que preservados os créditos aos autores.

Doze edições (4, 24, 27, 28, 31, 33, 34, 38, 56, 74, 75 e 76) ainda estão faltando no Repositório Digital. “Pedimos a colaboração de quem tiver alguma dessas edições, por gentileza, que sejam cedidas ao SID/Memória para completar o acervo original”, solicita Marciana.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Importante documento histórico sobre o Programa Espacial Brasileiro e parabenizo o INPE por essa iniciativa. Entretanto, confesso que não sabia da existência deste jornal e procurarei a partir de agora utilizar quando for necessário este acervo como fonte de consulta histórica.

Comentários

  1. Muito bacana eles colocarem este material histórico online. Eu já sabia do Jornal, pois quando era estudante da UNICAMP nos anos 90 cheguei a ter uma das suas ultimas edições. E qual foi minha surpresa de encontrar na edição de 1973, sobre a visita do meu idolo Wenher von Braun ao Brasil em nov 1972, na ultima viagem que faria ao nosso país (ele morreria em 77). Então fui nos arquivos abertos da Folha de Sao Paulo e abaixei as reportagens da epoca para complementar. Alias, se vc quiser copias destes arquivos fale comigo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ricardo!

    Como você amigo é do estado de São Paulo as informações naquela época chegavam para você com mais facilidade. Comigo, nordestino de Salvador, tinha que aguardar que os jornais e revistas de grande circulação notíciassem algo. Quanto a sua ajuda, sim, gostaria de receber seu material para poder com calma formular uma matéria sobre essa passagem no visionário Wenher von Braun pelo Brasil em 1972 e desde já lhe agradeço.

    Forte abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário