Agência de Notícias ITAR-TASS Entrevista Marcos Pontes

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (11/04) no site “Diário da Rússia” destacando trechos de uma entrevista do astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes para a agência de notícias ITAR-TASS.

Duda Falcão

Tecnologia

Entrevista: Marcos Pontes

Primeiro astronauta brasileiro afirma: “Yuri Gagarin é
um símbolo do progresso humano!”

11/04/2011 - 17h56

O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes, concedeu entrevista à agência de notícias ITAR-TASS, na qual faz elogios a Yuri Gagarin por seu pioneirismo na exploração espacial.

Marcos Pontes está na Rússia, a convite das autoridades, para participar das comemorações pela passagem dos 50 anos do vôo de Gagarin, a bordo da nave Vostok 1, em órbita da Terra.

Marcos Pontes em Moscou, esta semana, para comemorar o
12 de Abril – Dia de Gagarin, do Cosmonauta e da Cosmonáutica

Aqui estão transcritos os principais trechos da entrevista.

Sobre a façanha de Gagarin:“Há 50 anos, Yuri Gagarin deu um passo para o desconhecido, e até hoje continua sendo visto como uma brilhante demonstração de coragem e dedicação. Gagarin é um exemplo profissional para todos os astronautas e cosmonautas. A sua façanha e a sua personalidade excedem os marcos nacionais de um só país, porque ele se tornou o primeiro representante de toda a humanidade a superar a força da gravidade terrestre, e pôde encarar nosso planeta de fora. Por isso, Yuri Gagarin é um símbolo do progresso humano!”

Sobre o valor de Gagarin para os cosmonautas: “Embora a tecnologia e os nossos conhecimentos sobre o espaço tenham avançado bastante, não podemos esquecer do que Yuri Gagarin representa para nós, astronautas e cosmonautas. Quando nos preparamos para as missões espaciais e, principalmente, quando chegamos à plataforma de lançamento, devemos sempre lembrar da força de vontade, da garra e da determinação de Gagarin para o cumprimento das suas missões.”

Sobre o que representam as comemorações do Dia da Cosmonáutica: “A data de 12 de abril é muito especial para mim. Ela lembra o pioneirismo de Gagarin, e o meu também, na medida em que fui o primeiro astronauta brasileiro a ir, de fato, para o espaço. No dia 30 de março de 2006, parti da base de Baikonur para a Estação Espacial Internacional, junto com o cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o astronauta americano Jeffrey Williams, e cheguei de volta à Terra em 9 de abril daquele ano. Portanto, as datas são próximas e me trazem excelentes recordações, tanto pessoais quanto profissionais.”

Sobre a experiência no espaço: “Vale dizer que, depois do vôo, cada astronauta e cada cosmonauta ainda vivenciam e repensam durante muito tempo sua viagem e tudo que lhe é relacionado. Eu, por exemplo, continuo guardando tudo nos mínimos detalhes. Ao voltar do espaço, tornou-se importante para mim a necessidade de uma consciência exata sobre a natureza própria de cada pessoa e da vida societária em geral.

” Marcos Pontes e o seu dia-a-dia: “Atualmente, eu me dedico a atividades docentes na USP, a Universidade de São Paulo, mas continuo ao inteiro dispor do Programa Espacial Brasileiro. Nós, da Universidade de São Paulo, gostaríamos que especialistas russos participassem das aulas sobre exploração espacial, e os especialistas ideais para isso são os meus amigos do Centro de Controle de Vôos Espaciais de Zviozdni Gorodok.”

De Bauru para o espaço: Nascido em Bauru, no Estado de São Paulo, em 11 de março de 1963, Marcos Pontes participou em 2006 da Missão Centenário, que comemorava os cem anos do vôo do brasileiro Alberto Santos Dummont em seu “14 Bis”.

Em 30 de março de 2006, Marcos Pontes partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Ele deixou a Estação no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7, e chegou à Terra no dia seguinte, 9.


Fonte: Site Diário da Rússia - 11/04/2011

Comentários