Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF abre seleção para embaixadores do Planetário de Brasília

Olá Entusiastas!

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) anunciou nesta terça-feira (25) a abertura de inscrições para o processo seletivo que escolherá novos embaixadores do Planetário de Brasília (veja aqui). A iniciativa, divulgada oficialmente às 17h32, está aberta a candidatos de todo o Brasil e busca engajar divulgadores científicos para promover um dos principais símbolos culturais e educacionais da capital federal. O resultado final será conhecido no encerramento do projeto Ciência na Estrada, no final de 2025.


Foto: Divulgação/Secti-DF
Foto: Divulgação/Secti-DF

Os interessados devem preencher um formulário online (veja aqui), detalhando sua trajetória em projetos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e justificando o desejo de representar o Planetário. As inscrições serão realizadas por meio de links disponibilizados nos perfis oficiais do Planetário de Brasília e do Ciência na Estrada no Instagram. Uma comissão técnica da Secti-DF avaliará as propostas.


O secretário Leonardo Reisman reforçou o papel do Planetário como ferramenta de popularização da ciência: “Em 2024, recebemos mais de 102 mil visitantes, incluindo turistas nacionais e internacionais. Queremos que os novos embaixadores inspirem crianças e jovens a se aproximarem da ciência”, afirmou.


Resultado e cerimônia

A divulgação dos selecionados ocorrerá durante o encerramento do Ciência na Estrada, em evento marcado para o final de 2025 no próprio Planetário. A cerimônia contará com a presença dos cientistas Sérgio Sacani e Domingos dos Santos, primeiros nomes a receberem o título de embaixadores. Atualmente, o grupo inclui ainda Nicole Simião, as irmãs Isabella e Beatriz Toassa (da dupla Big Bang), Lorrane Olivlet, os irmãos Luna e Théo Abiorana Guedes e Mikhael Stefanini, reconhecidos por feitos como identificação de asteroides e premiações em olimpíadas do conhecimento.

Legado e inspiração

Além de impulsionar a visibilidade do equipamento, que completou 50 anos em 2024, a iniciativa reforça a missão educacional do local. Os embaixadores atuam como multiplicadores de conteúdo científico nas redes sociais, aproximando o público de temas como astronomia e inovação.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários