Cientistas Chineses Apresentaram Robô de Seis Patas Para Mineração Futura em Asteroides e na Lua

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia 18/03, o portal Space Daily noticiou que uma equipe de pesquisa da China desenvolveu um sistema robótico de seis patas inspirado em insetos, com o objetivo de revolucionar a mineração espacial na Lua e em asteroides.
 
De acordo com a nota do portal, ao contrário da mineração na Terra, a escavação extraterrestre enfrenta obstáculos únicos devido aos ambientes de baixa gravidade. A gravidade da Lua é cerca de um sexto da da Terra, e os asteroides frequentemente possuem uma atração gravitacional ainda mais fraca, tornando os métodos convencionais de perfuração e ancoragem ineficazes.
 
Cientistas da Universidade Chinesa de Mineração e Tecnologia (CUMT) incorporaram elementos do movimento dos insetos, das técnicas de escalada de pica-paus e de design baseado em origami para desenvolver esta plataforma robótica pioneira, adaptada para exploração fora da Terra e extração de recursos.
 
"O robô possui uma estrutura de garras e espinhas dispostas que melhora seu encaixe e aderência na microgravidade", disse Liu Xinhua, líder da equipe da CUMT.
 
O robô combina três pernas com rodas para manobrar sobre superfícies mais planas e três pernas equipadas com garras para se ancorar em terrenos irregulares ou soltos encontrados em asteroides. Esse sistema híbrido de locomoção garante estabilidade e adaptabilidade em diversos cenários extraterrestres.
 
Suas rodas, fabricadas com uma liga de níquel-titânio de memória, são projetadas para retornar à sua forma original após deformação. Essa característica ajuda o robô a resistir às variações térmicas extremas e à radiação típicas do ambiente espacial.
 
Para avaliar o desempenho do robô, a equipe criou uma instalação de testes replicando terrenos arenosos semelhantes aos dos asteroides e introduziu um sistema de suspensão para simular condições de baixa gravidade.
 
Os pesquisadores já enviaram um pedido de patente para o protótipo, marcando um marco importante no desenvolvimento de tecnologias autônomas para mineração espacial.
 
As ambições mais amplas da China na exploração lunar incluem a missão Chang'e 7, programada para lançamento por volta de 2026 para investigar o polo sul da Lua. Em seguida, espera-se que o Chang'e 8 decole até 2028 para testar a utilização de recursos lunares, com ambas as missões lançando as bases para uma estação internacional de pesquisa lunar prevista para 2035.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários