ITASAT 2: PDR do Projeto Realizada com Sucesso!

Olá, Entusiasta!


No dia 25 de março de 2025, o portal da Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgou a conclusão com sucesso da Revisão Preliminar de Projeto (PDR) do nanossatélite ITASAT 2 (veja aqui). O ITASAT 2 está sendo desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com a AEB, Finep e DCTA

Representação artistica ITASAT 2 (Crédito: Nanosat Database (https://www.nanosats.eu/sat/itasat-2) )

A PDR é um marco técnico que valida o design e as tecnologias inovadoras da missão, que promete avançar as capacidades brasileiras em monitoramento climático, defesa e exploração espacial, além de fortalecer a cooperação internacional com instituições como a NASA e a Utah State University.

Revisão PDR do ITASAT 2 (Crédito:AEB )

Dentre os destaques do projeto temos:
 Tecnologias avançadas: Eletrônicos tolerantes à radiação, operações autônomas e geolocalização por radiofrequência.
 Missão estratégica: Monitoramento ambiental, clima espacial e apoio a aplicações de defesa.
 Arquitetura modular: Capacidade de integrar múltiplos instrumentos, como câmera óptica e sensores científicos.
 Voo em formação: formação de três satélites para fazer investigações científicas e tecnológicas.
 Alinhamento com a missão lunar SelenITA: Passo importante para o futuro da exploração espacial brasileira.


O ITASAT 2 seguirá para fases de desenvolvimento mais avançadas, prometendo revolucionar pesquisas científicas e operações estratégicas quando estiver em órbita!.



Brazilian Space


Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários