A NASA Adquire Com Sucesso Sinais de GPS na Lua

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Imagem: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de hoje (05/03), o portal Space Daily noticiou que a NASA e a Agência Espacial Italiana (ASI) fizeram história em 3 de março, quando o Experimento de Receptor GNSS Lunar (LuGRE) se tornou a primeira demonstração tecnológica a adquirir e rastrear sinais de navegação baseados na Terra na superfície da Lua.
 
De acordo com a nota do portal, o sucesso da carga útil LuGRE em órbita lunar e na superfície indica que sinais do GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) podem ser recebidos e rastreados na Lua. Esses resultados significam que as missões Artemis da NASA, ou outras missões de exploração, podem se beneficiar desses sinais para determinar com precisão e de forma autônoma sua posição, velocidade e tempo. Isso representa um passo importante para sistemas avançados de navegação e serviços para a Lua e Marte.
 
"Na Terra, podemos usar sinais GNSS para navegar em tudo, desde smartphones até aviões", disse Kevin Coggins, administrador adjunto do Programa SCaN (Comunicações e Navegação Espaciais) da NASA. "Agora, o LuGRE nos mostra que podemos adquirir e rastrear com sucesso sinais GNSS na Lua. Esta é uma descoberta muito empolgante para a navegação lunar, e esperamos aproveitar essa capacidade para futuras missões."
 
O caminho até esse marco histórico começou em 2 de março, quando o módulo lunar Blue Ghost da Firefly Aerospace pousou na Lua e entregou o LuGRE, uma das 10 cargas úteis da NASA destinadas a avançar a ciência lunar. Logo após o pouso, os operadores da carga útil LuGRE no Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, começaram a realizar sua primeira operação científica na superfície lunar.
 
Com os dados do receptor chegando, a expectativa aumentou. Uma missão baseada na Lua poderia adquirir e rastrear sinais de duas constelações GNSS, GPS e Galileo, e usar esses sinais para navegação na superfície lunar?
 
Então, às 2 da manhã (horário padrão do leste) de 3 de março, foi oficial: o LuGRE adquiriu e rastreou sinais na superfície lunar pela primeira vez e obteve uma correção de navegação - aproximadamente 225.000 milhas da Terra.
 
Agora que o Blue Ghost está na Lua, a missão operará por 14 dias, fornecendo à NASA e à Agência Espacial Italiana a oportunidade de coletar dados em um modo quase contínuo, levando a novos marcos no GNSS. Além dessa realização recorde, o LuGRE é o primeiro hardware desenvolvido pela Agência Espacial Italiana a chegar à Lua, um marco para a organização.
 
A carga útil LuGRE também quebrou recordes de GNSS em sua jornada até a Lua. Em 21 de janeiro, o LuGRE superou a maior altitude de aquisição de sinal GNSS já registrada, a 209.900 milhas da Terra, um recorde anteriormente detido pela Missão Multiescala Magnetosférica da NASA. Seu recorde de altitude continuou a subir à medida que o LuGRE alcançava a órbita lunar em 20 de fevereiro - a 243.000 milhas da Terra. Isso significa que missões no espaço cislunar, a área do espaço entre a Terra e a Lua, também poderiam contar com sinais GNSS para correções de navegação.
 
Tradicionalmente, engenheiros da NASA rastreiam espaçonaves usando uma combinação de medições, incluindo sensores a bordo e sinais de estações de rastreamento baseadas na Terra. A carga útil LuGRE demonstra que o uso de sinais GNSS para navegação pode reduzir a dependência de operadores humanos, pois esses sinais podem ser captados e usados autonomamente pela espaçonave, mesmo a distâncias tão grandes quanto a Lua.
 
A carga útil LuGRE é um esforço colaborativo entre o Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, e a Agência Espacial Italiana. O financiamento e a supervisão da carga útil LuGRE vêm do escritório do Programa SCaN da NASA. Foi escolhida pela NASA como uma das 10 demonstrações de pesquisa e tecnologia financiadas para entrega à superfície lunar pela Firefly Aerospace Inc., um voo sob a iniciativa de Serviços Comerciais de Carga Útil Lunar da agência.
 
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