A SpaceX Cancelou o Oitavo Voo de Teste da Espaçonave Starship à Poucos Segundos do Lançamento
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de hoje (04/03), o portal Space Daily informou que a SpaceX de Elon Musk cancelou o oitavo voo de teste de seu Foguete Starship momentos antes do lançamento programado na segunda-feira (03)/03), citando um problema não especificado com a enorme nave espacial.
"Ao desistir da tentativa de voo de teste de hoje", a SpaceX postou no X, plataforma também de propriedade de Musk. "A equipe do Starship está determinando a próxima melhor oportunidade disponível para o voo."
O maior e mais poderoso foguete do mundo estava programado para decolar sem tripulação às 18h45 (23h45 GMT) da instalação Starbase da SpaceX em Boca Chica, no Texas.
A nova data de lançamento ainda não foi anunciada, embora o funcionário da SpaceX, Dan Huot, tenha afirmado que era esperado "cerca de 24 horas" durante uma transmissão ao vivo do evento.
O voo será a oitava missão orbital do Starship no total e a primeira desde a dramática explosão no ar sobre o Caribe durante seu último teste.
Com 123 metros de altura — cerca de 30 metros a mais que a Estátua da Liberdade —, o Starship é projetado para ser totalmente reutilizável e desempenha um papel crucial na visão de Musk e da SpaceX de colonizar Marte.
Enquanto isso, a NASA aguarda uma versão modificada do foguete para seu programa Artemis, que visa levar astronautas de volta à Lua.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) havia imobilizado o Starship após o voo anterior, realizado em 16 de janeiro, que terminou com a destruição da etapa superior em uma cascata de fogo sobre as Ilhas Turcas e Caicos, o que gerou esforços de limpeza dos destroços.
Na sexta-feira, a FAA afirmou que o Starship poderia retornar ao voo antes de concluir sua revisão sobre a "investigação do acidente" da SpaceX.
Durante a presidência de Joe Biden, Musk acusou frequentemente a FAA de um escrutínio excessivo sobre questões de segurança e ambientais da SpaceX.
Agora, como um dos principais conselheiros do presidente Donald Trump, o homem mais rico do mundo enfrenta alegações de exercer influência indevida sobre agências regulatórias que supervisionam suas empresas.
Para o voo programado, a SpaceX diz ter introduzido várias atualizações na nave espacial de estágio superior, melhorando sua confiabilidade e desempenho.
A missão, que deve durar pouco mais de uma hora, inclui uma nova tentativa de capturar a etapa do foguete usando os braços "chopstick" da torre de lançamento — uma manobra que a SpaceX executou com sucesso duas vezes, incluindo no último voo.
Além disso, a empresa implantará simuladores do Starlink projetados para imitar os satélites de próxima geração do Starlink, que irão queimar ao reentrar na atmosfera.
Eventualmente, a SpaceX pretende recuperar também a etapa superior, mas, por enquanto, o objetivo é um pouso no oceano ao largo da costa oeste da Austrália, como nos voos anteriores.
Em uma recente aparição no podcast de Joe Rogan, Musk disse que o maior desafio para a reutilização completa do foguete é o escudo térmico.
"Precisamos resolver a criação de um escudo térmico orbital totalmente reutilizável. Um problema que nunca foi resolvido antes", afirmou Musk.
Ele acrescentou acreditar que o Starship está "bem perto de alcançar a reutilização total e rápida do foguete", dizendo que o objetivo de reutilização do sistema completo — composto tanto pelo foguete quanto pelo booster — seria alcançado no próximo ano.
Antes que os ambiciosos objetivos de exploração espacial do Starship possam ser realizados, a SpaceX precisa provar que o foguete é adequado para o voo e seguro para missões tripuladas.
A empresa também precisa demonstrar o complexo reabastecimento em órbita — usando outros Starships como reabastecedores — para possibilitar viagens espaciais de longa distância.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário