A SpaceX Visa Realizar o Oitavo Voo de Teste do Starship Nessa Quarta-Feira (05/03)

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de hoje (05/03), o portal Space Daily noticiou a SpaceX de Elon Musk visa realizar o oitavo voo de teste do seu enorme Foguete Starship nessa quarta-feira (05), após o cancelamento de última hora na segunda-feira (03).
 
De acordo com a nota do portal, o maior e mais poderoso veículo de lançamento do mundo está programado para decolar da instalação Starbase da SpaceX em Boca Chica, Texas, durante uma janela de lançamento que se abre às 17h30, horário local (23h30 GMT).
 
Será a oitava missão orbital da Starship — todas até agora não tripuladas — e a primeira desde a dramática explosão no ar sobre o Caribe durante seu último teste.
 
Com 123 metros de altura (403 pés), cerca de 30 metros a mais do que a Estátua da Liberdade, a Starship foi projetada para eventualmente ser totalmente reutilizável e é essencial para a visão de Musk e da SpaceX de colonizar Marte.
 
Enquanto isso, a NASA aguarda uma versão modificada da Starship como módulo lunar para o seu programa Artemis, que visa devolver astronautas à Lua nesta década.
 
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) havia suspenso a Starship após o voo anterior, em 16 de janeiro, terminar com a desintegração do estágio superior em uma cascata de chamas sobre as Ilhas Turks e Caicos, o que gerou esforços de limpeza dos destroços.
 
Na última sexta-feira, a FAA anunciou que a Starship poderia prosseguir com seu próximo voo antes que a agência finalize sua análise da "investigação do incidente" da SpaceX.
 
Durante a presidência de Joe Biden, Musk frequentemente acusava a FAA de realizar uma fiscalização excessiva sobre as preocupações de segurança e ambientais da SpaceX.
 
Agora, como um dos conselheiros mais próximos do presidente Donald Trump, a pessoa mais rica do mundo enfrenta acusações de exercer influência indevida sobre as agências reguladoras que supervisionam suas empresas.
 
Para o próximo voo, a SpaceX afirma que introduziu várias melhorias no espaçonave do estágio superior que aumentam sua confiabilidade e desempenho.
 
A missão, que deve durar pouco mais de uma hora, inclui uma nova tentativa de capturar o estágio do booster usando os braços "chopstick" da torre de lançamento — uma façanha que a SpaceX executou com sucesso duas vezes, incluindo no último voo.
 
Além disso, a Starship implantará simuladores do Starlink projetados para imitar satélites Starlink, que se queimarão ao reentrar na atmosfera.
 
Eventualmente, a SpaceX pretende recuperar também o estágio superior, mas, por enquanto, está mirando um "splashdown" no Oceano Índico, na costa oeste da Austrália, como nos voos anteriores.
 
Em uma entrevista recente no podcast de Joe Rogan, Musk disse que o maior obstáculo de engenharia é construir um "escudo térmico orbital totalmente reutilizável — um problema que nunca foi resolvido antes."
 
Apesar do desafio, Musk continua otimista, prevendo que a Starship será totalmente e rapidamente reutilizável no próximo ano, um marco que ele descreve como o "avanço fundamental necessário para que a vida seja multiplanetária.
 
Para aqueles que queiram acompanhar ao vivo em português esse novo teste da espaçonave Starship da SpaceX, sugerimos que o façam através do link abaixo, do Canal AstroAnimator VFX, do nosso estimado amigo Christiano Brandão, que também é leitor e membro do canal BS.
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários