A 'Firefly Aerospace' Selecionou a 'Honeybee Robotics' Para o Fornecimento de Um Rover Para a Sua Próxima Missão Lunar de 2028 aos Domos Gruithuisen

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Honeybee Robotics

Então, entusiastas do espaço, enquanto a Intuitive Machines busca se reerguer e explorar novos caminhos para sua sobrevivência, no dia 26 de março, o portal Space Daily trouxe uma importante notícia: a Firefly Aerospace escolheu a Honeybee Robotics, uma subsidiária da Blue Origin, para fornecer um rover lunar para sua missão prevista para 2028 aos Domos Gruithuisen, localizados no lado visível da Lua. Esta missão, respaldada por uma ordem de tarefa da NASA, marcará a primeira investigação direta dessa região lunar ainda inexplorada.
 
De acordo com a nota do portal, assim que o módulo de pouso Blue Ghost da Firefly tocar a superfície lunar, ele implantará o rover da Honeybee para transportar um conjunto de instrumentos da NASA projetados para estudar a composição geológica dos domos. Acredita-se que esses domos tenham se formado por atividade vulcânica rica em sílica, mas suas origens precisas permanecem um mistério devido ao terreno remoto e acidentado.
 
"Estamos entusiasmados em apoiar a missão da Firefly aos Domos Gruithuisen, fornecendo mobilidade na superfície, uma capacidade fundamental para a permanência lunar", disse Paul Ebertz, vice-presidente sênior de Sistemas Espaciais da Blue Origin. "Com este rover, a Honeybee Robotics expande seu legado de robótica avançada e hardware projetado para exploração por todo o nosso Sistema Solar."
 
A arquitetura da missão envolve o veículo de transferência Elytra Dark da Firefly colocando o módulo de pouso Blue Ghost em órbita lunar. O Elytra permanecerá em órbita para servir como um relé de comunicações enquanto o Blue Ghost desce até a superfície lunar, implanta o rover e facilita operações científicas por até 14 dias terrestres.
 
"A Firefly tem orgulho de fazer parceria com a Honeybee Robotics para nos ajudar a explorar o desafiador terreno dos Domos Gruithuisen em nossa terceira missão à Lua", disse Shea Ferring, diretor de tecnologia da Firefly Aerospace. "A equipe da Firefly trabalhou de perto com a Honeybee em dois carregadores - o Lunar PlanetVac e a broca subsuperficial LISTER - que foram operados com sucesso em nossa primeira missão Blue Ghost à Lua. A equipe excepcional deles, a solução robusta do rover e as tecnologias comprovadas em voo fizeram da Honeybee a escolha óbvia!"
 
O rover da Honeybee transportará componentes do conjunto Lunar Vulkan Imaging and Spectroscopy Explorer (Lunar-VISE) da NASA. O sistema inclui duas câmeras montadas no módulo de pouso para documentar a zona de pouso e a travessia do rover, enquanto o rover abrigará uma câmera infravermelha multiespectral e um espectrômetro capaz de detectar emissões de raios gama e nêutrons.
 
Durante sua travessia, o rover navegará pela margem sul do Domo Gamma de Gruithuisen, passando por um campo de rochas dispersas a caminho da borda de uma cratera de impacto recente. Antes da noite lunar, ele retornará ao módulo de pouso para realizar imagens adicionais dos mesmos alvos sob condições de iluminação alteradas.
 
A terceira missão lunar da Firefly transportará um total de seis cargas úteis financiadas pela NASA com o objetivo de decifrar a composição e a história vulcânica dos domos, além de outras investigações científicas e tecnológicas. Isso segue a bem-sucedida missão da Firefly a Mare Crisium em março de 2025, que alcançou 14 dias de operações na superfície lunar. Uma segunda missão lunar da Firefly já está programada para lançamento em 2026 e se concentrará em atividades orbitais e no lado oposto da Lua.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários