Varda Space Lança ao Espaço Sua Terceira Cápsula Espacial Para Avançar na Tecnologia de Navegação Hipersônica

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de ontem (17/03), o portal Space Daily noticiou que a Varda Space Industries, Inc., empresa focada em ciências da vida habilitadas por microgravidade e soluções de reentrada atmosférica, lançou com sucesso sua terceira Cápsula Orbital, a W-3, marcando sua segunda missão do ano. Esta conquista segue de perto a Missão W-2, que pousou com segurança na Austrália em 27 de fevereiro de 2025.
 
De acordo com a nota do portal, a espaçonave W-3, montada em uma plataforma de satélite Rocket Lab Pioneer, como nas missões anteriores, foi lançada a bordo do transporte espacial Transporter-13 da SpaceX, a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.
 
A W-3 carrega uma carga útil especializada: uma Unidade de Medição Inercial (IMU) desenvolvida pela Força Aérea dos EUA em colaboração com a Innovative Scientific Solutions Incorporated (ISSI). Este sistema, projetado para operar em velocidades extremas de reentrada, passará por testes no mundo real durante o retorno da cápsula à Terra – marcando sua primeira exposição a condições de alta velocidade.
 
As IMUs são sistemas eletrônicos capazes de rastrear movimento, orientação e velocidade, e são encontradas em uma variedade de itens do dia a dia, de automóveis a dispositivos vestíveis de monitoramento de saúde. No entanto, esses dispositivos comerciais frequentemente carecem de precisão em velocidades hipersônicas. A cápsula de reentrada da Varda oferece uma oportunidade única para que entidades governamentais e comerciais testem a funcionalidade das IMUs em ambientes de alta velocidade, apoiando avanços na pesquisa hipersônica.
 
"A necessidade de uma tecnologia IMU robusta e fácil de integrar é uma área crescente de capacidade que avançará significativamente o estado atual da arte para conscientização de domínio e controle de sistemas futuros", disse Dr. Steve NeVille, cientista sênior da ISSI. "O teste de voo de reentrada da W-3 com a Varda fornece uma plataforma de proto-qualificação emocionante e única para avançar rapidamente nosso nível de prontidão da tecnologia IMU em um ambiente de reentrada relevante, que é o auge dos testes iniciais de desenvolvimento."
 
Durante a reentrada, a cápsula da Varda atinge velocidades superiores a Mach 25, oferecendo um ambiente raro para a coleta de dados críticos que podem beneficiar uma ampla gama de aplicações. Essa capacidade contribui para a economia orbital mais ampla e se alinha com os objetivos de segurança nacional dos EUA em órbita baixa da Terra.
 
"A capacidade de reentrada comercial de uso dual da Varda é uma mudança de jogo para possibilitar a maturação rápida de tecnologias para sistemas futuros", disse a Líder Técnica do programa Prometheus de teste de reentrada da AFRL, Dr. Erin Vaughan. "Oportunidades acessíveis e frequentes de testes de voo de reentrada apoiam o desenvolvimento de ciência e tecnologia para estudos de redução de risco, reduzindo custos e prazos para tecnologias inovadoras."
 
A carga útil da W-3 faz parte do programa Prometheus, uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) em colaboração com a Varda. O programa tem como objetivo acelerar os testes e a evolução das tecnologias hipersônicas e de reentrada usando plataformas de testes de voo comerciais e econômicas.
 
"Operações rotineiras de alta cadência são nosso objetivo. Estamos trabalhando para tornar a reentrada tão comum quanto o lançamento", disse Brandi Sippel, Vice-presidente de Gestão de Missões da Varda. "Estamos ansiosos pelo dia em que enviar cápsulas para órbita e de volta à Terra seja visto como uma rotina."
 
Após uma curta duração de missão em órbita, a W-3 está programada para reentrar e pousar no Koonibba Test Range, na Austrália do Sul, gerido pela Southern Launch. Vale notar que a cápsula anterior da Varda, a W-2, se tornou o primeiro veículo comercial de reentrada a pousar em solo australiano.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários