Rocket Lab Revela Plataforma Oceânica Denominada 'Return On Investment' Para Pousos de Seus Foguetes Neutron

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Plataforma de Pouso Neutron - Retorno sobre Investimento

No dia 28/02, o portal Space Daily noticiou que a Rocket Lab USA, Inc. (Nasdaq: RKLB), uma fornecedora líder de serviços de lançamento e sistemas espaciais, havia revelado a 'Return On Investment', uma plataforma oceânica especializada projetada para pousos de Foguetes Neutron no mar.
 
De acordo com  a nota do portal, a plataforma, uma barcaça reaproveitada de 122 metros (400 pés), será equipada com sistemas autônomos de suporte à terra para capturar e garantir o foguete Neutron em seu retorno. Outras melhorias incluirão blindagem contra explosões para proteger o equipamento a bordo durante os pousos e propulsores para manter a estação em posição precisa no mar. A Rocket Lab adquiriu a barcaça, com modificações previstas até 2025, com a implantação operacional prevista para 2026.
 
O Neutron, o veículo de lançamento reutilizável de fibra de carbono de médio porte da Rocket Lab, foi projetado para suportar uma variedade de missões, incluindo lançamentos de satélites individuais e múltiplos, operações de segurança nacional e transporte de carga interplanetária. Com capacidade de carga útil de até 15.000 kg (33.000 libras), o Neutron está sendo desenvolvido em um ritmo acelerado, aproveitando a expertise da Rocket Lab como fornecedora de lançamentos de alta frequência.
 
O foguete pode executar dois perfis de pouso reutilizáveis, com base nos parâmetros da missão. Para certas missões, o Neutron retornará ao Complexo de Lançamento 3 da Rocket Lab na Virgínia para um pouso propulsivo. Alternativamente, para missões que exigem o máximo desempenho da carga útil, o foguete executará uma manobra de Pouso em Área Distante (DRL), pousando na plataforma oceânica 'Return On Investment'.
 
Sir Peter Beck, fundador e CEO da Rocket Lab, enfatizou a urgência no desenvolvimento do Neutron, dizendo: "Estamos trabalhando arduamente para colocar o Neutron em operação com um dos cronogramas de desenvolvimento mais rápidos da história de um novo foguete, porque sabemos que as oportunidades de lançamentos de médio porte são limitadas e o acesso ao espaço está sendo restringido. O lançamento inaugural do Neutron, planejado para o final deste ano, ajudará a aliviar esse gargalo, e nossa nova plataforma de pouso abrirá ainda mais o acesso ao espaço, permitindo ainda mais oportunidades de missões que exigem o máximo desempenho do Neutron."
 
A Rocket Lab planeja o lançamento inaugural do Neutron a partir da Virgínia no segundo semestre de 2025.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários