Satélite Amazonia-1 Será Lançado em 2020 a Bordo do Foguete Indiano PSLV

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (10/12) no “Blog SindCT Espacial”, destacando que o Satélite Amazonia-1 será lançado em 2020 a bordo do foguete indiano PSLV, dando assim fim a uma novela de aproximadamente 40 anos.

Duda Falcão

Satélite Amazonia-1 Será Lançado
em 2020 a Bordo do Indiano PSLV

Redação SindCT
Shirley Marciano
10 de dezembro de 2018

Crédito: Shirley Marciano
Adenílson Roberto da Silva.

O satélite Amazonia-1, que é baseado na Plataforma Multimissão, será lançado em 2020, embora ele já esteja em testes finais no Laboratório de Integração e Testes (LIT), no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

O processo de licitação finalizou no último dia 07/12, sexta-feira. A empresa vencedora da concorrência internacional, sob critério de melhor preço, é a americana SpaceFlight. O veículo lançador será o indiano Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV), que realizará o lançamento a partir de um centro de lançamento da Índia.

O gerente do Amazonia-1, Adenílson Silva, nos confirmou pela manhã de hoje (10/12) que nesta semana será assinado o contrato entre as partes.

Este satélite e sua plataforma são inteiramente brasileiros e foram desenvolvidos pelo INPE. 

Saiba mais aqui.


Fonte: Blog SindCT Espacial - http://sindctespacial.blogspot.com.br

Comentário: Pois é, como já dissemos aqui é um satélite que demorou muito esperando uma plataforma (a PMM) que teve diversas dificuldades de desenvolvimento, além da conhecida falta de seriedade de diversos governos subsequentes deste a implantação da MECB, quando o mesmo era então chamado de SSR-1 (Satélite de Sensoriamento Remoto-1). Infelizmente devido a todos os problemas que este projeto teve de enfrentar é hoje visto por parte da Comunidade Espacial como um satélite que já nasce com a sua tecnologia defasada. Uma pena. Porém muito dinheiro foi aplicado nele, e ficaremos na torcida pelo seu sucesso. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Carlos Cássio de Oliveira (CEFAB) pelo envio desta notícia.

Comentários

  1. No projeto tinham dois SSR...alguma novidade sobre o segundo satélite (possivelmente Amazonia 2) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Existem sim o planejamento de dar continuidade na família de satélites Amazônia e estão querendo desenvolver também um satélite Radar conjuntamente com a China. Enfim...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. O Nosso governos está financiando os sateletes ou é verba de fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo!

      O Amazônia -1 é financiado exclusivamente pelo Brasil, valeu?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário