Rádio Amador de Sete Lagoas Foi o Primeiro a Captar os Sinais do ITASAT-1 em Sua Primeira Passagem Sobre o Brasil

Olá leitor!

Bom caro amigo, como todos nós já sabemos o nosso mais novo canarinho verde e amarelo, o nanosatélite ITASAt-1, foi lançando ao espaço com sucesso no último dia (03/12 - segunda-feira) as 16h30, horário de Brasília, da Base de Vandenberg, na Califórnia (EUA), através de um foguete Falcon-9 da empresa americana SpaceX, isto como parte integrante da missão “Missão Spaceflight SSO-A: Smallsat Express”.

Pois então, segundo informações que o Blog recebeu, a primeira estação de rádio das Américas a decodificar o seu sinal 1k2 BPSK  em 145,860 MHz, isto em sua primeira passagem sobre o Brasil (o que só ocorreu na terceira orbita após o seu lançamento) foi a estação do radio amador Roland PY4ZBZ da cidade de Sete Lagoas (MG), ao qual eu agradeço desde já pelo envio destas informações.

Segundo o Sr. Roland, os sinais do ITASAT-1 foram recebidos com uma antena Yagi OWA de 6 elementos de fabricação caseira, um SDR Funcube dongle pro e software SDR#.

Já os dados foram demodulados pelo HSsoundmodem V0.97b de UZ7HO e listados pelo AGWOnlineKISS de DK3WN.

“O rastreamento do ITASAT-1 foi feito com o Orbitron com TLE do objeto 2018-099A em tle-new de Celestrak e o seu indicativo é PY0EIA como poderá ser visto na figura enviada, dos dados demodulados”, finalizou o Sr. Roland.


A figura seguinte mostra os dados em hexa:


Os espectrogramas seguintes mostram sinais de 3 dos novos satélites dos 63 colocados em orbita pelo vôo SSO-A e captados em VHF na orbita #3:



A data/hora do espectrograma acima é no horário de verão HBV local = GMT-2.

A figura seguinte mostra o espectro e espectrograma do ITASAT-1:


A imagem seguinte é o espectrograma de dois sinais BPSK 1k2. Click nela para ouvir o áudio:


Duda Falcão

Comentários

  1. Olá Feliz dia!
    O radioamador Roland é um expert em receber sinais dos satélites. Tem recebidos vários diplomas e reconhecimentos de várias instituições pelo mundo por coletas de dados. Parabéns ao radioamador que com seu conhecimento e habilidade ajuda a comunidade científica. 73 de Paulo PV8DX

    ResponderExcluir
  2. Duda, o Roland é um grande disseminador do conhecimento científico, merece uma matéria.
    Além de contribuir com a ciência através da captura de telemetria dos satélites científicos (ele foi o primeiro a "escutar" vários satélites), ele possui um site (py4zbz.qsl.net) onde passa o conhecimento a todos os radioamadores interessados. A grande maioria dos radioamadores que fazem comunicação espacial, utilizam a teorias, antenas e técnicas desenvolvidas ou difundidas pelo Roland. Creio que 90% do que aprendi foi na página dele.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia...meu nome é Júlio Valadares, feliz somos nós, amigos do Roland,pois temos o privilégio de poder conviver com uma pessoa tão competente e espetacular como ele!!! Parabéns mais uma vez Roland...

    ResponderExcluir

Postar um comentário