Cosmólogo Fala Sobre a Origem do Universo no CBPF

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/06) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que o Cosmólogo Mário Novello falará no colóquio desta terça-feira (21/06), "Do Big Bang ao Universo Eterno", no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Rio de Janeiro (RJ).

Duda Falcão

Cosmólogo Fala Sobre a
Origem do Universo no CBPF

20/06/2011 - 11:50

O universo teve um começo em um tempo finito em nosso passado ou ele é eterno? A conhecida teoria do Big Bang - que diz que toda a matéria existente estava condensada em um único ponto até ocorrer uma grande explosão que deu início ao universo - não responde a uma simples pergunta: o que aconteceu antes? De onde veio a matéria que formou o universo?

Para responder a essa pergunta, a teoria do Universo Eterno diz que o volume total do espaço foi diminuindo devido às forças gravitacionais, até atingir um volume mínimo e, então, iniciar sua fase atual de expansão. O Big Bang seria, portanto, um momento de transição entre a fase colapsante e a fase de expansão.

No modelo do Big Bang, a causa da explosão estaria fora da ciência; com um começo naquele ponto singular e impossível de examinar, o universo seria irracional. Ou seja, não seria possível, com a razão, compreendê-lo em sua totalidade. Questiona-se se esse modelo é realmente científico, já que não é possível sondar tais momentos, pensar em testes e verificar o que ali teria ocorrido.

No Colóquio desta terça-feira (21), "Do Big Bang ao Universo Eterno", o cosmólogo Mário Novello falará sobre a evolução da área nas últimas décadas e sobre a questão fundamental da origem do universo. Novello é pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA/CBPF), e, pela sua importância na consolidação e difusão de estudos relacionados ao modelo cosmológico do universo eterno, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Claude Bernard, de Lyon, na França. Recentemente, foi homenageado com o I Symposium Mario Novello on Bouncing Models, organizado pelo IAP (Paris, França) e ICRA/CBPF, que teve como objetivo examinar os recentes resultados observacionais dento do cenário do universo com "bouncing".

Os colóquios do CBPF acontecem semanalmente, sempre às 16 horas, na sede Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, na rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, próximo ao shopping Rio Sul. A programação do Ciclo 2011 dos Colóquios CBPF pode ser acompanhada em www.coloquioscbpf.blogspot.com.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial