Brasil Produz Circuito Tolerante à Radiação
Olá leitor!
Segue abaixo outra notícia postada hoje (29/06) na coluna “ASTROvia” do jornal digital “Via Fanzine”, e já abordada aqui no blog em algumas oportunidades inclusive em Espanhol (veja as notas “Ministro Nelson Jobim Visita INPE de Santa Maria”, “Tecnologia Brasileira Micrometros à Frente”,”Brasil Desarrolla Chips Tolerantes a Radiación para Satélites” sobre a grande conquista alcançada pela pela empresa brasileira Santa Maria Design House (SMDH) na área de componentes integrados (chips) para a Indústria Aeroespacial.
Duda Falcão
Cientistas Brasileiros
Santa Maria-RS
Brasil Produz Circuito Tolerante à Radiação
Resultado de um concurso lançado em 2008 pelo CNPq para o financiamento
de projetos de desenvolvimento de componentes integrados (chips)
para a Indústria Aeroespacial, Defesa e Comunicação
Da Redação
ASTROVIA
29/06/11
O professor João Baptista Martins dos Santos
coordena a Santa Maria Design House (SMDH)
Tecnologia Restrita
O Brasil integra um seleto grupo de países capazes de produzir chips tolerantes à radiação, bem como equipamentos, satélites, mísseis e naves espaciais, dentro do mesmo sistema.
Este salto tecnológico foi garantido pela empresa Santa Maria Design House (SMDH), sediada em Santa Maria–RS, de acordo com anúncio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil, através do qual, o Estado tem financiado projetos desta empresa de alta tecnologia.
A Santa Maria Design House, coordenada pelo professor João Baptista Martins dos Santos, é o resultado de um concurso lançado em 2008 pelo CNPq para o financiamento de projetos de desenvolvimento de componentes integrados (chips) para a Indústria Aeroespacial, Defesa e Comunicação.
Pesquisa Autônoma
Uma das quatro tecnologias lançadas até agora pelo grupo é o circuito tolerante à radiação. De acordo com o CNPq, para este tipo de circuito é necessário ter uma biblioteca de células à radiação tolerante. Uma vez que nem a agência espacial dos EUA (NASA) e a Agência Espacial Européia (ESA) fornecem tais bibliotecas (por serem consideradas estratégicas para os países que as possuem), a empresa brasileira está planejando desenvolver uma biblioteca de células tolerantes à radiação no Brasil.
Além de chips tolerantes à radiação para uso em satélites, naves espaciais, ou mísseis teleguiados, a Santa Maria Design House também desenvolveu um interruptor eletrônico tolerante à radiação.
INPE Encomenda
Este equipamento foi encomendado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para garantir o funcionamento adequado dos dispositivos sujeitos aos efeitos da radiação eletromagnética ou cósmica, como os circuitos a bordo de satélites. O INPE é responsável no Brasil pelos satélites que o país tem desenvolvido, lançado e operado em parceria com a China.
O circuito brasileiro tolerante à radiação começará a ser testado pela SMDH no primeiro trimestre de 2012.
De acordo com o coordenador Martins, após vários anos longe das áreas de pesquisa e desenvolvimento, o Brasil está se redimindo do atraso, por conta da sua atual situação econômica e da elevada taxa de crescimento.
"Mais e mais empresas estrangeiras vêm ao Brasil em busca de parcerias e projetos estratégicos. A comunidade brasileira pode esperar grandes avanços no campo da microeletrônica, em particular no domínio tecnológico da eletrônica", disse o empresário da SMDH.
* Com informações do CNPq.
Fonte: Site do Diário Digital “Via Fanzine”
Comentário: Como já disse em comentário anterior: “Considero esta uma das melhores notícias do ano para o Programa Espacial Brasileiro e torço para que não só o INPE fique atento ao que se está sendo desenvolvido nos laboratórios da Santa Maria Design House (SMDH), como também o DCTA/IAE e as empresas brasileiras que prestam serviços ao PEB”. Espero sinceramente que o governo saiba aproveitar essa nova oportunidade criada por essa design house e não permita que uma vez mais essa tecnologia seja perdida ou venha cair em mãos estrangeiras.
Deixe-me ver se entendi: Este chip é imune ao pulso (rediação) eletromagnético?
ResponderExcluirOlá Antônio!
ResponderExcluirPelo que eu entendi sim, tanto a radiação eletromagnética quanto a cósmica.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)