Profissionais do Setor Aéreo Terão Curso de Meteorologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que profissionais do Setor Aéreo terão curso sobre meteorologia por satélite.

Duda Falcão

Profissionais do Setor Aéreo Terão
Curso Sobre Meteorologia por Satélite

20/06/2011

De 4 a 6 de julho, será realizado o curso “Meteorologia por Satélite aplicada à Aviação” pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). As aulas serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.

O objetivo do curso é auxiliar os profissionais envolvidos no setor aéreo a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos nas atividades ligadas ao voo e à gestão do tráfego aéreo. O curso foi especialmente planejado para prover aos alunos embasamento teórico e prático na compreensão dos produtos de satélite e radar relacionados com a aviação.

Serão abordados diferentes temas, como Introdução ao Sensoriamento Remoto, Estimativa de Precipitação e Nowcasting, Produtos de Radar Meteorológico, dentre outros, que serão ministrados pelos pesquisadores Carlos Frederico de Angelis, César Mello, Daniel Alejandro Vila, Fabiano Morelli, Jojhy Sakuragi e Juan Carlos Ceballos, da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA) do CPTEC/INPE.

O curso conta com o apoio da Associação dos Pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (APLBA).

A programação completa e os procedimentos de inscrição estão disponíveis na página: http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-aviacao/index.html


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022