CLA Anuncia Novas Etapas de Operação em 2012

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (02/03) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) comemorou ontem 29 anos de fundado anunciando diversas ações que deverão ser realizadas este ano e entre elas o 'teste em solo' para o primeiro vôo tecnológico do VLS-1, ou seja, o VLS-1 XVT-01.

Duda Falcão

Geral

CLA Completa 29 Anos Anunciando
Novas Etapas de Operação em 2012

Solenidade no Centro de Lançamento de Alcântara, ontem, marcou
O anúncio de diversas ações que deverão ser realizadas este ano;
estão previstas oito campanhas de lançamentos e o primeiro
teste em solo do Veículo Lançador de Satélite (VLS)

Bruna Castelo Branco
Enviada Especial
O Estado do Maranhão
02/03/2012

Foto: Biaman Prado
Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi modernizado e
está preparado para novas operações com foguetes de pequeno,
médio e grande porte, como o Veículo Lançador de Satélites

ALCÂNTARA - Os 29 anos de fundação do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, ontem, foram marcados por prioridades que deverão ser postas em prática neste ano: a conclusão do processo de modernização tecnológica, oito campanhas de lançamentos de foguetes de nível básico e intermediário, a operacionalidade da Torre Móvel de Integração (TMI) e o primeiro teste em solo do Veículo Lançador de Satélite (VLS).

A solenidade de aniversário contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Washington Oliveira, o senador Edison Lobão Filho e do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, que foram condecorados com o título de Amigo do Centro de Lançamento de Alcântara, um reconhecimento do CLA a personalidades que, no âmbito de suas atribuições profissionais, têm contribuído para o sucesso do Programa Espacial Brasileiro.

Fotos: Douglas Júnior
Senador Lobão Filho; o presidente da AL, deputado Arnaldo Melo, e o
vice-governador Washington Oliveira assistiram a desfile militar no CLA

Durante a solenidade, o diretor do CLA, coronel engenheiro César Demétrio Santos, lembrou a gestão do ex-diretor Ricardo Rodrigues Rangel, que realizou um trabalho voltado para o treinamento das equipes operacionais e a modernização dos sistemas lançadores. Ele afirmou ainda que, para o biênio, fazem parte os preparativos para o lançamento do Veículo Lançador de Satélite (VLS), considerado o carro-chefe do Programa Espacial Brasileiro. “Eu quero lembrar os esforços do coronel Ricardo Rangel, que me entregou o CLA em excelentes condições de lançamentos. Estamos plenamente preparados para desempenhar com êxito grandes atividades”, destacou durante a cerimônia.

Para este ano, a grande expectativa gira em torno dos primeiros testes práticos da TMI com a integração de um simulador do VLS. O teste será em solo com um veículo inerte e sem combustível, mas será possível avaliar todos os sistemas da torre. A previsão é que essa atividade seja realizada até o início do segundo semestre. “Nós estamos concluindo etapas importantes em relação à TMI. Atualmente estamos realizando os ajustes finais e até o início do segundo semestre estaremos realizando esse teste com o simulador do VLS. A grande prioridade da minha gestão é dar continuidade a tudo que já foi feito e deixar o CLA em condições tecnológicas excelentes para lançamentos de grande porte”, afirmou o coronel Demétrio.

“A grande
prioridade
da minha
gestão é dar
continuidade
a tudo que
já foi feito e
deixar o CLA
em condições
tecnológicas
excelentes
para
lançamentos
de grande
porte”

Coronel César Demétrio
Santos, diretor do CLA

Lançamentos – As campanhas de lançamentos devem ser iniciadas a partir do dia 12 deste mês com a Operação Falcão, que lançará um Foguete de Treinamento Básico (FTB). O CLA espera lançar, também em 2012, um VSB-30 - foguete de médio porte que se destina a realizar experimentos em microgravidade.

O coronel Demétrio lembrou ainda parcerias com outros países e destacou a relação do Brasil com a Ucrânia com a criação da binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), que está em fase de execução de obras estruturais dos sítios de lançamentos. A empresa, que foi instalada em uma área pertencente ao CLA, fará o lançamento do foguete Cyclone-4, um modelo desenvolvido com tecnologia ucraniana e que integra uma série de experimentos bem-sucedidos. “O Brasil firma diversas parcerias, algumas para desenvolvimentos de foguetes, outras em campanhas. Com a Ucrânia, está previsto um lançamento no próximo ano”, ressaltou.

Orgulho – O senador Edison Lobão Filho destacou a importância do Centro de Lançamento de Alcântara para o Programa Espacial Brasileiro, ao mesmo tempo que destacou o comprometimento do Estado em apoiar e firmar parcerias para o desenvolvimento das atividades espaciais, bem como para toda a região. “O CLA é um projeto localizado em posição estratégica que permite o maior desempenho de lançamentos espaciais do mundo. Somente esse fato mostra o quanto somos privilegiados em nossa posição geográfica e o Maranhão teve que abraçar essa causa e não desperdiçou essa oportunidade”, afirmou Lobão Filho.

O vice-governador Washington Oliveira também atesta que o Maranhão é um estado privilegiado por abrigar um projeto tão importante para a soberania nacional e observou a importância de parcerias estaduais para que o projeto cresça em consonância com os interesses da região em que ele está localizado. “O CLA é um projeto de fundamental importância para a nação brasileira. O Governo do Maranhão tem trabalhado ativamente de forma a contribuir com a expansão do projeto. Estamos envolvido com projetos sociais relacionados à comunidade e também temos um trabalho de mediação de conflitos, facilitando o diálogo com a comunidade”, definiu.

Para Oliveira, a instalação do CLA há quase três décadas modificou a economia da cidade de Alcântara com a geração de emprego para a comunidade. Ele ressaltou ainda a entrada definitiva do Brasil no seleto grupo de países que dominam a tecnologia aeroespacial. “Nós somos parceiros justamente para que a exploração de atividades espaciais traga benefícios para o Brasil e, especialmente, para a região onde o  CLA está instalado”, finalizou.

Histórico - Criado pelo Decreto Nº 88.136 e ativado no dia 1º de março, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi à alternativa para a expansão do Programa Espacial Brasileiro devido à impossibilidade de ampliação do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em razão do processo de expansão urbana de Natal (RN). Além disso, para a escolha pela cidade de Alcântara, foram levados em consideração estudos que apontaram o local como o mais adequado para a implantação de mais um espaçoporto nacional.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 05 - 02/03/2012

Comentário: Esta que é outra excelente matéria da jornalista maranhense, Bruna Castelo Branco (parabéns Bruninha, grande trabalho) vem confirmar o que temíamos e que em nossa opinião é inaceitável, ou seja, o não cumprimento do cronograma de lançamento do XVT-01 em 2012. Volto a insistir, não existe nenhum empecilho tecnológico para o lançamento desse foguete dentro do prazo estabelecido, já que esse teste da TMI com o simulador do VLS poderia ser realizado num período entre 3 a 5 meses no máximo, o que não impediria o lançamento do XVT-01 em 2012, já que também as outras atividades relacionadas com a preparação do foguete poderiam ser realizadas paralelamente. Note leitor que até mesmo o voo da SARA Suborbital previsto para este ano foi adiado, mas o cronograma para o lançamento do Cyclone-4 em 2013 continua inabalado. Não houve cortes no orçamento?  Porque então o cronograma da ACS e seu trambolho tóxico não foram afetados? Note também leitor que agora está programado mais um vôo de um VSB-30 do “Programa Microgravidade” da AEB que antes estava programado para 2013, o que nos leva a imaginar que seja uma espécie de prêmio de consolação. Essa situação é inadmissível e algo precisa ser feito pela sociedade esclarecida desse país. Estão boicotando o verdadeiro “Programa Espacial Brasileiro” em prol de um acordo desastroso com a Ucrânia que só achou guarita em nosso país por culpa desses de...loides e que no final das contas irá lançar esse trambolho tóxico sobre as nossas cabeças e não sobre as cabeças do povo ucraniano. A presidente DILMA e sua equipe de ‘de...loides’ precisam entender que esse acordo com a Ucrânia não é aceito pela Comunidade Científica do setor (especialistas que são os únicos profissionais no país capazes de realizar uma avaliação com propriedade sobre este acordo) e nem pela sociedade brasileira esclarecida. O programa do VLS-1 é um programa que já se estende por mais de 30 anos, não existindo mais qualquer empecilho tecnológico para a sua finalização e é inadmissível, inaceitável que a presidente DILMA patrocine mais um atraso desse programa em detrimento de um acordo sabidamente desastroso em todos os aspectos para o nosso país. É preciso que a SBPC e todas a entidades científicas desse país se mobilizem para impedir que esse novo absurdo seja levado a frente, já que não existe motivo e nem razão que justifiquem a continuação dessa novela chamada VLS-1, chega. E outra leitor, se o vôo do VLS-1 XVT-01 e do SARA Suborbital ficarem mesmo para 2013, talvez um deles não seja realizado ou mesmo nenhum deles, já que toda a atenção desses de...loides (recursos financeiros, bufunfa, alfafa, ou como você queira chamar) estarão voltados para a preparação do lançamento do trambolho ucraniano. Plagiando o Boris, “isto é uma vergonha”. Gostaríamos de agradecer publicamente ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários