Operação Fogtrein I – 2011

Descrição da Campanha

Data do início da campanha: 16/05/2011
Operação: Operação Fogtrein I - 2011
Foguete: Foguete de Treinamento Intermediário (FTI)
Numero do vôo do foguete: 3
Data de lançamento: 26/05/2011
Horário: 14h00m
Local: Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Apogeu do vôo: 56.398m
Tempo de vôo: 3,45m
Objetivo: Exercitar a estrutura de coordenação e com isso testar os sistemas de comunicação, integração e montagem do CLA, além de testar esse foguete visando sua certificação.
Resultado: Operação bem sucedida

Experimentos Embarcados:

- Não houve

Operação: Operação Fogtrein I - 2011
Foguete: Foguete de Treinamento Intermediário (FTI)
Numero do vôo do foguete: 4
Data de lançamento: 27/05/2011
Horário: 14h10m
Local: Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Apogeu do vôo: 64.729m
Tempo de vôo: 5m
Objetivo: Exercitar a estrutura de coordenação e com isso testar os sistemas de comunicação, integração e montagem do CLA, além de testar esse foguete visando sua certificação.
Resultado: Operação bem sucedida.

Experimentos Embarcados:

- Não houve

Instituições Envolvidas:

AEB - Agência Espacial Brasileira
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara - Alcântara-MA
IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial
AVIBRÁS - Avibrás Indústria Aeroespacial S/A

Operação Fogtrein I - 2011 (Primeira Fase) - 26/05/2011


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou com sucesso o lançamento do primeiro foguete de um total de dois previstos para a Operação FOGTREIN I – 2011. O lançamento do Foguete de Treinamento intermediário – FTI ocorreu às 14 horas da quinta-feira (26/5).

Segundo o Diretor do CLA e coordenador-geral da operação, Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, o foguete atingiu seu apogeu a 56 mil metros do solo, com 221 segundos de vôo até o impacto a mais de 79 quilômetros da costa, em alto-mar.


O lançamento confirmou o sucesso do projeto após as modificações na aerodinâmica do foguete. Lançado pela primeira vez no ano passado, o FTI demonstrou ser uma excelente opção para teste de equipamentos e manutenção dos meios operacionais de centros de lançamento, devido seu baixo custo e alto desempenho em relação à sua trajetória nominal.

Além disso, o sistema de terminação de vôo do veículo permite o treinamento das equipes de Segurança de Vôo para os possíveis procedimentos de terminação de vôo do VLS, aumentando a qualificação das equipes e segurança dos procedimentos realizados durante os lançamentos.

Operação Fogtrein I - 2011 (Segunda Fase) - 27/05/2011


Após o lançamento do segundo foguete de treinamento FTI, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) encerrou, no dia 30 de maio, a Operação FOGTREIN I – 2011. Esse segundo lançamento, já com o lançador universal posicionado com elevação de 80°, ocorreu às 14:10h do dia 27/05, tendo o FTI atingido seu apogeu em 64,7 mil metros e impacto no mar após 5 minutos de vôo.


Os lançamentos desta operação confirmaram o sucesso do projeto FOGTREIN, após as modificações na aerodinâmica do foguete. O FTI, após o término da Operação FOGTREIN I – 2011, já está pronto para seus novos lançamentos experimentais, que serão realizados ainda neste ano. A próxima etapa consiste em testes de telemetria e de terminação de vôo, que será a mesma a ser utilizada na nova versão do Veículo Lançador de Satélites, o VLS.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentários