CLA Realizará Lançamento de Dois Foguetes FTB em Junho

Olá leitor!

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciará, no dia 13 de junho, uma nova operação de lançamento de foguetes. Trata-se da “Operação Falcão I – 2011”, que consiste no lançamento de dois Foguetes de Treinamento Básico (FTB) que tem como finalidade testar seus equipamentos, além de manter a capacitação operacional do seu efetivo.

O FTB que será lançado na próxima operação, passa por processo de certificação e está sendo consolidado como foguete próprio para a manutenção operacional, por se tratar de um veículo de baixo custo e dotado de todas características básicas de um foguete de maiores proporções.

Vale lembrar que essa família de foguetes de treinamento FTB e FTI (Foguete de Treinamento Intermediário) foi desenvolvida pela empresa brasileira Avibras Aeroespacial para atender as necessidades do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Além deles, a Avibrás está desenvolvendo o FTA (Foguete de Treinamento Avançado) que deverá fazer seu primeiro vôo teste em 2011 ou em 2012, isto é, se não houver atrasos.

Duda Falcão


Fonte: Com informações do Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentários