Teste de Fogo Estático do Estágio do Foguete 'Tianlong-3' da Empresa Chinesa 'Space Pioneer', Resulta em Lançamento Não Intencional e Enorme Explosão

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Pioneer
Um estágio Tianlong-3 montado.
 
No dia de hoje (01/07), o portal SpaceNews anunciou que um teste de fogo estático de um dos estágio do Foguete Tianlong-3 da empresa comercial chinesa Space Pioneer, terminou em falha catastrófica e uma dramática explosão neste domingo.
 
De acordo com a noticia do portal, a Space Pioneer realizou o que deveria ser um teste de fogo estático do primeiro estágio de seu veículo de lançamento Tianlong-3 em uma instalação de testes no condado de Gongyi, província de Henan, domingo, 30 de junho.
 
Vídeos amadores capturados por cidadãos de Gongyi e postados nas mídias sociais chinesas mostram o estágio de teste com nove motores sendo acionado e, excepcionalmente, decolando. Grampos de fixação e outras estruturas geralmente são usados para manter os estágios de forma segura no lugar.
 
O estágio é visto subindo ao céu antes de parar, aparentemente com os motores desligados, e retornando à Terra. O estágio impactou o solo cerca de 50 segundos após decolar, aparentemente com grande parte de seu propelente querosene-oxigênio líquido restante, causando uma grande explosão. O primeiro estágio do Tianlong-3 provavelmente teria funcionado por vários minutos em um voo orbital.
 


A Space Pioneer estava conduzindo seu teste como preparação para um lançamento orbital do Tianlong-3, que é comparado com o Falcon 9 da SpaceX, nos próximos meses. A empresa anunciou no início deste mês que obteve um financiamento novo de $207 milhões.
 
O jornal digital baseado em Xangai, The Paper, relatou que funcionários de Henan disseram que não houve relatos de vítimas.
 
A Space Pioneer emitiu sua própria declaração posteriormente, afirmando que houve uma falha estrutural na conexão entre o corpo do foguete e o banco de teste. O computador embarcado do foguete desligou automaticamente os motores e o foguete caiu a 1,5 quilômetro a sudoeste. A empresa reiterou relatos anteriores de que não foram encontradas vítimas. A empresa disse que o teste produziu 820 toneladas de empuxo.
 
Os testes de fogo estático são parte do desenvolvimento ou pré-lançamento de foguetes. Problemas não são incomuns durante o desenvolvimento. Um protótipo do Starship da SpaceX explodiu após um teste de fogo estático em 2020. No entanto, um evento em que o estágio escapa de seus suportes e decola parece ser único.
 
A tentativa de lançamento orbital estava prevista para ocorrer em novas instalações de lançamento comercial perto do porto espacial de Wenchang na ilha de Hainan. Essa tentativa de lançamento agora pode enfrentar um atraso prolongado.
 


O incidente ocorre pouco após o sucesso de alto perfil da China ao retornar as primeiras amostras da face oculta da lua à Terra com a Chang'e-6. Também segue outro incidente de um estágio de foguete hipergólico caindo sobre uma área habitada.
 
Não se sabe como o evento afetará a Space Pioneer em termos de atrasos, penalidades e suas operações contínuas. A Space Pioneer diz que conduzirá uma análise e reiniciará os testes com novo hardware o mais rápido possível.
 
O incidente também poderia ter impactos mais amplos no ecossistema espacial comercial da China. O setor recebe um apoio cada vez mais forte de governos central, provincial e municipal.
 
Atrasos no Tianlong-3, que se destina a se tornar reutilizável, também poderiam afetar os planos de megaconstelação da China. A China precisa aumentar seu acesso ao espaço e sua capacidade geral de lançamento para construir as constelações.
 
A China emitiu diretrizes políticas e regulamentos sobre o desenvolvimento de veículos de lançamento comercial no país em 2019.
 
A Space Pioneer se tornou notavelmente a primeira empresa de lançamento comercial chinesa a alcançar a órbita com seu foguete Tianlong-2 em 2023.
 
O Tianlong-3 é muito maior que o Tianlong-2, com um diâmetro de 3,8 metros e uma massa de decolagem de 590 toneladas. Ele é capaz de lançar 17 toneladas de carga útil na órbita terrestre baixa (LEO) ou 14 toneladas em órbita sincronizada com o sol a 500 quilômetros de altitude.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários