Segundo Noticiado pela ISRO, Por Muito Pouco o Seu 'Rover Pragyaan' Não Caiu em Uma Cratera na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, uma notícia foi publicada ontem (29/08) no site “Olhar Digital” informando que segundo um comunicado da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) o seu ‘Rover Pragyaan’ da Missão Lunar Chandrayaan-3, no domingo (27/08), por pouco não caiu em uma cratera de cerca de quatro metros de diâmetro, que poderia engoli-lo por inteiro. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Avante Rover Pragyaan!
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Cuidado, Pragyaan! Rover Indiano Quase Caiu em Cratera na Lua
 
Os controladores da missão na Terra conseguiram enviar um comando para o rover indiano Pragyaan desviar de uma cratera na Lua
 
Por Flavia Correia
29/08/2023 - 16h57
Atualizada em 29/08/2023 - 17h01
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: ISRO
Representação artística do rover Pragyaan na superfície da Lua.
 
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a Índia acaba de se tornar o quarto país do mundo a conseguir pousar na Lua. Na manhã da última quarta-feira (23), o módulo de pouso Vikram fez uma “alunissagem” suave no nosso satélite natural, carregando com ele o rover Pragyaan. Os dois fazem parte da missão Chandrayaan-3, de responsabilidade da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).
 
Segundo revelado pela agência no Twitter (X), no domingo (27), o veículo explorador robótico de seis rodas precisou desviar para não cair em uma cratera de cerca de quatro metros de diâmetro, que poderia engoli-lo inteiro. Felizmente, o controle da missão na Terra detectou o perigo antes que fosse tarde demais.
 

“Em 27 de agosto de 2023, o rover se deparou com uma cratera de quatro metros de diâmetro posicionada três metros à frente de sua localização”, relatou a ISRO na publicação. “O rover recebeu ordens para refazer o trajeto. Agora está caminhando com segurança para um novo caminho”.
 
Uma das imagens que acompanham a postagem mostra o abismo do qual o equipamento escapou de cair. A outra foto traz a trilha feita pelo rover durante o percurso.
 
Índia é o Primeiro País do Mundo a Pousar no Polo Sul da Lua
 
Com a missão Chandrayaan-3, a Índia também se tornou o primeiro país do mundo a fazer um pouso bem-sucedido perto do polo sul da Lua, onde os cientistas suspeitam haver gelo de água em abundância, o que poderia tornar a região um local-chave para futuros esforços no intuito de estabelecer presença humana de longo prazo na superfície lunar.
 
Conforme destaca o site Futurism, se o rover Pragyaan tivesse caído naquele buraco poderia ter levado a um fim prematuro essa missão tão revolucionária, que tem previsão de durar 14 dias terrestres (tempo de duração da luz do dia na Lua). 

Comentários