Agência Federal dos EUA Apresenta Relatório Detalhando os 'Danos Ambientais' Causados Pelo 'Teste de Voo' da Starship

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (28/08) no site ‘Canaltech’, destacando que novo relatório da ‘Agência Federal Fish and Wildlife Service’ dos EUA detalha Danos Ambientais causados pelo Teste de Voo do trambolho espacial Starship da SpaceX. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos e amigas do BS, já disse diversas vezes o que penso sobre esse projeto alucinado, portanto não tem porque ficar aqui repetindo e correndo o risco de me tornar chato. Enfim...
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Starship: Novo Relatório Detalha Danos Ambientais Após Teste de Voo
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
28 de Agosto de 2023 às 16h05
Fonte: Bloomberg
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: SpaceX

A explosão do foguete Starship, ocorrida após o teste de voo com protótipos, causou destruição vasta no ambiente local. É o que mostra um relatório de oficiais da agência federal Fish and Wildlife Service, dedicada ao controle da pesca e vida selvagem, que visitaram o local pouco após o lançamento da SpaceX.
 
O teste de voo aconteceu em abril. Naquele dia, os protótipos do booster Super Heavy e do foguete Starship foram lançados juntos e deveriam se separar cerca de três minutos após o lançamento. Contudo, isso não aconteceu: o propulsor se rompeu no ar cerca de cinco minutos após o início da missão, marcando o fim do teste de voo.
 

Segundo os oficiais da agência, havia pedaços de concreto a até 800 metros da plataforma de lançamento e crateras com 30 cm de profundidade. O relatório descreve uma área de mais de 16 mil m² queimada em um parque próximo, além de um grupo de caranguejos terrestres e ovos de codorna também incinerados após a explosão.
 
Parte dos danos parece ter relação com algumas decisões tomadas pela SpaceX. A empresa optou por não usar recursos para a supressão de chamas, como um desviador ou uma trincheira, que são padrões na indústria usados para redirecionar a energia para longe do foguete. Sem estas tecnologias, o Starship deixou um buraco no solo e destruiu a plataforma usada no lançamento.
 
A SpaceX planeja um novo teste de voo com os protótipos do Starship. Para isso, a empresa enviou o relatório final do primeiro teste à Administração Federal de Aviação (FAA), a agência que regula voos nos Estados Unidos. Após a análise do documento, a FAA vai indicar ações corretivas que a SpaceX deve aplicar antes de lançar seu foguete novamente.

Comentários