Missão XRISM da NASA/JAXA e ESA Será Lançada Este Final de Semana Para Estudar os Eventos Mais Violentos do Universo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada uma notícia ontem (22/08) no site “Olhar Digital” destacando que a 'Missão XRISM’ (Missão de Imagem e Espectroscopia de Raios X)', fruto de uma colaboração entre a NASA a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) com a participação da Agência Espacial Europeia (ESA), deverá ser lançada ao espaço no final desta semana, para assim capturar imagens de alguns dos objetos e eventos mais violentos, explosivos e quentes do Universo. Entendam melhor sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Avante Missão XRISM!
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Missão XRISM é Lançada Esta Semana Para Estudar os Eventos Mais Violentos do Universo
 
XRISM vai examinar aglomerados de galáxias e explosões de buracos negros, para ajudar os cientistas a entender melhor a evolução do Universo
 
Por Flavia Correia
22/08/2023 - 14h16
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: Reprodução Twitter XRISM
Representação artística da sonda XRISM (NASA/JAXA).
 
Uma missão incrível de observação de raios X está programada para ser lançada ao espaço no fim desta semana, para capturar imagens de alguns dos objetos e eventos mais violentos, explosivos e quentes do Universo.
 
Chamada XRISM (sigla para Missão de Imagem e Espectroscopia de Raios X), a espaçonave é uma colaboração entre a NASA e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), com participação da Agência Espacial Europeia (ESA). Ela vai investigar coisas como envelopes de gás quente ao redor de aglomerados de galáxias e explosões violentas de buracos negros monstruosos, com o objetivo de ajudar os cientistas a entender melhor a evolução do cosmos.
 

A missão será lançada na sexta-feira (25), em um foguete H-IIA 202, a partir do Centro Espacial de Tanegashima, no Japão, às 21h34 (pelo horário de Brasília). O veículo construído pela Mitsubishi Heavy Industries enviará a sonda para a órbita baixa da Terra, a uma altitude de 550 km, com uma inclinação de 31º.
 

Assim que a espaçonave chegar ao destino, ela entrará na Fase de Verificação de Desempenho, com duração de seis meses, durante a qual observará os objetos-alvo definidos pela Equipe Científica do XRISM.
 
Em seguida, a ciência oficial começará com a observação de objetos selecionados pela comunidade científica dos países participantes e observadores convidados. A missão de três anos terminará quando o hélio líquido a bordo perder suas propriedades criogênicas para resfriar a instrumentação do equipamento.
 
Objetivos da Missão XRISM de Observação do Universo
 
Segundo a NASA, os principais alvos desta investigação científica são os aglomerados de galáxias. Esses blocos de construção do Universo contêm gás tão quente que emitem raios X. Ao coletar essas emissões, o observatório XRISM será capaz de captar informações sobre sua velocidade e nível de energia. Esses dados permitirão aos cientistas medir a massa geral desses sistemas e revelar novas perspectivas sobre a evolução do Universo.
 
Em uma escala diferente, outros objetos gigantescos que emitem radiação de alta energia são os Núcleos Galácticos Ativos (AGNs), os buracos negros supermassivos que habitam o centro de muitas galáxias.
 
Os instrumentos XRSIM fornecerão pistas sobre as emissões do material ao redor dos AGNs, aceleradas pela enorme força da gravidade e parcialmente ejetadas para fora. Essas medições vão possibilitar aos cientistas estudarem como os AGNs afetam a taxa de crescimento das estrelas na galáxia.

Comentários