Rússia Deve Lançar Nesta Semana a Sua 'Missão Luna 25', Sua '1ª Missão Lunar' em Quase 50 Anos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma notícia publicada ontem (07/08) no site ‘Canaltech’, destacando que a Rússia devera lançar nesta semana a sua ‘1ª Missão Lunar’ em quase 50 anos, a ‘Missão Luna 25’. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Sensacional notar que a Rússia estar também se preparando para participar dessa corrida lunar com naves robóticas na superfície de nosso satélite natural. Quiçá com as noticias animadoras que recebi ontem, o Brasil vá além de suas planejadas missões orbitais SelenITA e Garatéa-L, colocando na superfície da Lua um rover exploratório de alguma espécie. Petrobrás e outras, acordem para vida, ou será que alguém precisa ainda dá uma martelada na cabeça de vocês para vocês notarem o que está acontecendo?
 
Avante Luna 25!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Luna 25 | Rússia Deve Lançar Nesta Semana Sua 1ª Missão Lunar em Quase 50 Anos
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
07 de Agosto de 2023 às 16h19
Fonte: Reuters
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Roscosmos

A Rússia planeja lançar sua missão Luna 25 à Lua durante o início da madrugada de sexta-feira (11). A missão sofreu uma série de adiamentos, e vai representar a primeira espaçonave que o país envia ao nosso satélite natural em quase 50 anos.
 
Segundo a agência espacial russa Roscosmos, engenheiros já montaram um foguete Soyuz no cosmódromo Vostochny. Enquanto se preparam para o lançamento, as autoridades afirmaram que moradores locais vão ser evacuados do vilarejo de Shakhtinsky.
 
Um oficial local explicou que esta é uma medida de segurança, adotada devido ao que descreveu como "chance de 1 em um mihão" de que algum estágio do foguete usado no lançamento caia ali.
 
(Imagem: Reprodução/RSC Energia/Roscosmos)
A Luna 25 vai levar um lander à Lua.
 
O Soyuz vai levar ao espaço um lander de 800 kg e, se tudo der certo, ele deve pousar perto da cratera Boguslavsky, no polo sul lunar, cerca de cinco dias após o lançamento. “A Luna 25 vai ter que praticar um pouso suave, a coleta e análise de amostras de solo e a condução de pesquisas científicas a longo prazo”, acrescentaram os oficiais da Roscosmos.
 
Yuri Borisov, diretor da Roscosmos, reconheceu que a Luna 25 vai ser uma missão desafiadora. “A missão envolve pousar no polo sul [lunar], ninguém no mundo jamais fez nada do tipo”, observou ele, estimando que a taxa de sucesso de missões do tipo é de 70%.
 
A nova missão lunar da Rússia dá continuidade às atividades de exploração lunar iniciadas pela antiga União Soviética. A última delas foi a missão Luna 24, que trouxe cerca de 170 gramas de solo lunar para a Terra durante a década de 1970.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Ramir!

      Segundo informações que conseguir colher a China pousou sua 'Espaçonave Chang'e 4' na cratera Von Karman, que fica realmente localizada no polo sul lunar, cratera esta com 186 quilômetros de diâmetro e 13 quilômetros de profundidade. Portanto a informação do diretor da Roscosmos, Yuri Borisov, não procede.

      Excluir

Postar um comentário