AEB Foi a África do Sul Participar da '2ª Reunião' do 'Comitê Conjunto da Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto do Bloco BRICS'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (01/08) no site da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que a agência esteve na África do Sul participando da '2ª Reunião do Comitê Conjunto da Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto dos Países do Bloco BRICS'. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB participa da 2ª Reunião do Comitê Conjunto da Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto do BRICS
 
Desde a assinatura do acordo de Cooperação, este foi o primeiro encontro presencial que reuniu os representantes das agências espaciais do BRICS.
 
Publicado em 01/08/2023 - 08h45
Atualizado em 01/08/2023 - 08h47
 

Nos dias 24 e 25 de julho, a Agência Espacial Brasileira (AEB) participou da 2ª Reunião do Comitê Conjunto da Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto dos países do bloco BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião ocorreu nas instalações do Centro de Clima Espacial da South African National Space Agency (SANSA), na cidade de Hermanus, Cabo Ocidental (África do Sul).
 
Trata-se de uma cooperação na área espacial entre os países do BRICS para estabelecer uma constelação de satélites de sensoriamento remoto que se consolida por meio do compartilhamento de dados entre organizações, que cada país do bloco designa para tal. Além disso, destina-se a abordar desafios que se relacionem a mudanças climáticas globais, gestão de desastres, proteção do meio ambiente e prevenção de escassez hídrica e de alimentos.
 
As partes trabalham cooperativamente para difundir o uso de aplicações de sensoriamento remoto e para fomentar atividades de pesquisa e desenvolvimento de interesse mútuo, em que o Brasil fornece imagens do Satélite de Observação da Terra CBERS 4, como parte desse esforço.
 
Na oportunidade, o coordenador de Satélites e Aplicações da AEB, Rodrigo Leonardi, apresentou um sumário do projeto-piloto conduzido pela AEB/INPE/MCTI na região do MATOPIBA que consistiu na análise de imagens para avaliar as interfaces para troca de informações e a qualidade dos dados disponíveis aos integrantes da Constelação.
 
Adicionalmente, a Roscosmos apresentou um sumário do projeto-piloto conduzido na região do Altai-Sayan; a ISRO apresentou da região do Nilgiri Biosphere Reserve; a CNSA, da região do Hainan Island; e a SANSA, da região do Gauteng. A partir disso, houve um debate sobre as lições aprendidas, melhorias a serem implementadas e ações coordenadas para continuidade e fortalecimento das atividades da Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto do BRICS.
 
Os participantes presentes ao evento puderam, também, aproveitar a ocasião para visitar e conhecer as instalações e infraestrutura sul-africana para teste e desenvolvimento de sistemas espaciais nas localidades de Overberg e Houwteq.
 

Desde a assinatura do acordo de Cooperação sobre Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto do BRICS, celebrado em 18 de agosto de 2021, este foi o primeiro encontro presencial que reuniu os representantes das agências espaciais do BRICS. A Cooperação BRICS é uma iniciativa estruturante prevista no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022-2031, que visa a contribuir para que o Setor Espacial Brasileiro robusteça a sua atuação. 
 
Estiveram presentes as delegações das agências espaciais dos países do bloco BRICS – AEB (Brasil), Roscosmos (Rússia), ISRO (Índia), CNSA (China) e SANSA (África do Sul) – se fizeram representadas por, respectivamente, Rodrigo Leonardi (Coordenador de Satélites e Aplicações), Yury Borisov (Diretor Geral), Prakash Chauhan (Diretor), Xu Zhanbin (Vice Administrador) e Humbulani Mudau (CEO).
 
Os trabalhos no âmbito desse acordo constituem um exemplo importante de cooperação no setor espacial a ser apresentado por ocasião no XV encontro de cúpula do BRICS na África do Sul, que ocorrerá em Johannesburg entre os dias 22 a 24 de agosto de 2023.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

  1. A propósito desta notícia, o que realmente seria muito importante, seria o Brasil dispor de um sistema de posicionamento global próprio e não ficar dependente do GPS dos Eua. Isto porwue em caso de um hipotético conflito com os Eua, não teríamos mais acesso a este sistema. Se eles cirtaram o acesso a um ex-presidente dos Eua, porque não cortariam o nosso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário