Sonda Lunar Indiana 'Chandrayaan-3' em Aproximação Final à Órbita da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (04/08) no site ‘Cavok Brasil’ destacando que a sonda lunar indiana ‘Chandrayaan-3’ fez a sua aproximação final à órbita da Lua e deve ser capturada pela influência gravitacional lunar às 19h (IST) da noite  de hoje (05). Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
HOME - ESPAÇO
 
ESPAÇO: Chandrayaan-3 em Aproximação Final à Órbita Lunar
 
Por Diego Alves
04/08/2023 - 18:00
Fonte: Cavok Brasil - https://www.cavok.com.br
 

A terceira espaçonave lunar da Índia, Chandrayaan-3, percorreu 2/3 da distância até a lua e espera-se que seja capturada pela influência gravitacional lunar às 19h (IST), no próximo sábado à noite (05).
 
A próxima manobra crucial para a nave será uma Inserção de Órbita Lunar, onde a nave é capturada pela influência gravitacional lunar e começa a orbitar a lua. “A espaçonave (Chandrayaan-3) cobriu cerca de dois terços da distância até a lua. Injeção de órbita lunar (LOI) marcada para 5 de agosto de 2023, por volta das 19:00 Hrs. IST.” ISRO twittou.
 

Na madrugada de 31 de julho, a nave realizou a injeção translunar (TLI), um acionamento de longa duração de seus motores e iniciou uma jornada que a empurrou para fora da influência gravitacional da Terra e em direção à influência gravitacional lunar. “Ao disparar seus motores para o TLI, a nave ganhou velocidade de partida e partiu da órbita terrestre em direção a um local nas proximidades da lua. No momento, a nave está viajando da Terra para as proximidades da lua e no momento de local designado se encontrará com a lua”, disse o Dr. Mylswamy Annadurai (Retd), ex-diretor do Centro de Satélites UR Rao da Índia, ao WION.
 
Explicando a próxima inserção da órbita lunar, ele disse: “Durante a inserção da órbita lunar, a nave alcançará as proximidades da lua e dentro da influência gravitacional lunar. Depois disso, ela acionará seus motores a bordo para desacelerar e ser capturada na órbita lunar. Então, ele começaria a circundar a lua em uma órbita altamente elíptica”. Tendo contribuído principalmente para a missão lunar inaugural da Índia, Chandrayaan-1, como seu Diretor de Projeto, o Dr. Annadurai ganhou o apelido de ‘Moon Man of India’.
 



Inicialmente, para escapar da órbita da Terra, o Chandrayaan-3 se lançou sequencialmente em órbitas cada vez mais distantes da Terra e, eventualmente, realizou a queima TLI. Depois de ser capturada na órbita lunar no sábado, a nave realizaria acionamentos do motor que a colocariam em órbitas que gradualmente se aproximavam da lua. Este é um processo seguido em preparação para o eventual pouso suave lunar que a ISRO planejou para 23 de agosto às 17h47 (IST), horário padrão indiano.
 
Espera-se que o Chandrayaan-3 faça um pouso suave perto do polo sul lunar em cerca de 70 graus de latitude. A realização de um pouso lunar bem-sucedido tornaria a Índia a quarta nação a fazê-lo, depois da Rússia, dos EUA e da China. A espaçonave lunar de 3,9 toneladas foi lançada em órbita terrestre em 14 de julho, pelo foguete mais pesado da Índia, o LVM3, e marcou o sétimo voo consecutivo bem-sucedido do foguete. O módulo lunar Chandrayaan-3 (incluindo o rover) pesa 1750kgs, enquanto o rover pesa 26kgs. A espaçonave Chandrayaan-3 carrega um total de seis cargas que são montadas no módulo de propulsão, no módulo de pouso e no rover.

Comentários