A 'Sonda Lunar Danuri' da Coreia do Sul, Envia Novas Fotos de Crateras e Formações na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Lembram-se da Sonda Lunar Danuri da Coreia do Sul? Pois então, segue abaixo uma notícia publicada ontem (09/08) no site ‘Canaltech’, destacando que está Sonda que se encontra operacional em órbita lunar, enviou novas fotos de regiões da Lua e entre elas a Região de Reiner Gamma, uma formação conhecida como redemoinho lunar. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Sonda Danuri Envia Fotos de Crateras e Formações na Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
09 de Agosto de 2023 às 10h43
Fonte: Via: Space.com
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: KARI

A sonda sul-coreana Danuri tirou novas fotos da Lua. As imagens foram divulgadas pela KARI, a agência espacial do país, em comemoração ao aniversário de um ano do lançamento da espaçonave, que segue orbitando nosso satélite natural.
 
Reiner Gamma, uma formação conhecida como redemoinho lunar, é uma das estruturas registradas nas fotos. Ela tem campo magnético localizado e representa um ponto brilhante na região de Oceanus Procellarum, na face da Lua voltada para nós.
 
O interior da cratera Amundsen, formação considerada um possível local de pouso para os astronautas da missão Artemis III, também aparece nas novas imagens.
 

Por fim, outra estrutura registrada nas fotos é a cratera Drygalski, junto do pico em seu centro. A cratera mede quase 150 km de diâmetro e sua borda externa sofreu outros impactos, que formaram um anel repleto de pequenas crateras.
 
A Danuri conta com a ShadowCam, um instrumento de captura de imagens ópticas com alta sensibilidade à luz. O dispositivo foi construído com base nos recursos da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, e coleta luz suficiente para proporcionar uma visão sem precedentes das crateras lunares nas sombras.
 
As novas fotos se juntam a várias outras tiradas pela Danuri após entrar na órbita da Lua e, desde então, ela já enviou imagens da superfície lunar, da Terra vista de longe e mais. Os dados obtidos pela espaçonave vão ajudar a NASA no planejamento do programa Artemis.
 
Lançada em 2022, a sonda Danuri (também chamada de Korean Pathfinder Lunar Orbiter) é a primeira missão lunar da Coreia do Sul. Ela foi enviada ao nosso satélite natural para garantir e verificar a capacidade de exploração espacial do país, e deve orbitar a Lua durante um ano.

Comentários