Sonda Juno, da NASA, Irá Estudar 'Lua Io' do 'Planeta Júpiter' Com Ajuda dos 'Telescópios Espaciais James Webb e Hubble'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue agora uma notícia publicada ontem (29/08) no site ‘Canaltech’, destacando que a ‘Sonda Espacial JUNO’, da NASA, irá estudar a Lua Io do Planeta Júpiter com a ajuda dos Telescópios Espaciais James Webb e Hubble. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Sonda Juno Vai Estudar lua Io Com Ajuda dos Telescópios James Webb e Hubble
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
30 de Agosto de 2023 às 16h11
Fonte: SwRI
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: NASA

A sonda Juno vai ter o apoio de dois grandes aliados para estudar a lua Io. Os telescópios espaciais James Webb e Hubble vão coletar dados sobre este satélite natural de Júpiter, e as informações vão ajudar os cientistas a entender os efeitos de Io no ambiente próximo do planeta e a guiar a espaçonave durante seus futuros sobrevoos.
 
Graças à influência gravitacional de Júpiter, Io é o mundo mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar. Este vulcanismo intenso tem consequências presentes em todo o sistema joviano — as partículas que escapam da atmosfera de Io, por exemplo, parecem ser a principal fonte do material preso no campo magnético de Júpiter.
 
As interações entre a atmosfera de Io e o plasma criam um mecanismo para a fuga dos gases de sua superfície, criando uma nuvem de partículas chamada de Toro de Plasma de Io (IPT, na sigla em inglês), que cerca Júpiter. Quando os elétrons se chocam com o IPT, eles criam radiação ultravioleta visível para telescópios.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL/University of Arizona)
Io é o mundo mais vulcanicamente ativo no Sistema Solar.
 
Como é difícil avaliar a ligação entre o IPT e a atividade vulcânica de Io, os cientistas ainda não compreendem totalmente esta estrutura. Para os cientistas do projeto, a melhor formar de investigar estes processos é estudando o sistema de Júpiter de forma completa — e é aqui que entra o trabalho com os telescópios.
 
A iniciativa é liderada pelo Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI) e, para o projeto, os cientistas vão coletar dados com o Hubble durante 122 órbitas dele ao redor da Terra. Além disso, eles vão complementá-los com cinco horas de observações com o Webb.
 
Em setembro, a sonda Juno vai realizar um sobrevoo distante por Juno. Assim, a ideia é que a sonda visite a lua em um momento que possa ser observada simultaneamente pelo Hubble e Webb. Juntos, os telescópios podem identificar o que a sonda está “enxergando”, com a diferença de que a distância vai ser maior.
 
Desta forma, eles vão oferecer aos cientistas uma visão mais completa do sistema de Júpiter. “A combinação das medições locais intensivas da Juno com nossas observações remotas vão, sem dúvidas, avançar nossa compreensão do papel de Io nos fenômenos do sistema de Júpiter”, explicou Kurt Retherford, investigador principal da campanha.

Comentários